Após denúncia do sindicato, Eletrosul bloqueia faturas da Laboral

eletrosul transmissao
Dinheiro será usado para pagamento dos
vigilantes do posto da empresa de energia

Alertada pelo Sindivigilantes, em fevereiro, dos atrasos de pagamentos da Laboral Segurança e Vigilância Patrimonial, a Eletrosul Centrais Elétricas decidiu bloquear as faturas da empresa a fim de garantir os salários de março e abril dos vigilantes. Também já aplicou multas na Laboral por essas irregularidades no valor de R$ 250 mil, em março, e de R$ 290 mil, em abril. Estes valores serão usados para o pagamento dos trabalhadores, que deverá acontecer nos próximos dez dias úteis.

Tais informações foram repassadas na manhã desta terça-feira (25) ao apoio do sindicato Darlan Alves, em reunião na sede de Gravataí da Eletrosul. Também informaram que o contrato com a Laboral será rescindido e outra empresa, a ser definida, será chamada para assumir o posto. O recurso que sobrar das multas será usado no pagamento das verbas rescisórias dos vigilantes que serão dispensados no encerramento do contrato, como 13º proporcional, férias vencidas e multa de 40% sobre o FGTS, acrescentou Darlan.

Trabalham cerca de cem vigilantes na Eletrosul, que é controlada pela Eletrobras e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atuando nas áreas de geração, transmissão, comercialização de energia, e ainda em telecomunicações. Tem forte atuação na área de energias renováveis, eólica e solar, além das hidrelétricas. Ela gera energia para o consumo de uma população com cerca de 12 milhões de pessoas e é responsável por dez por cento do sistema de transmissão do País, totalizando mais 13 mil quilômetros de linhas.