Começam sexta-feira as assembleias para discussão da proposta patronal

Assembleia site
Em Porto Alegre, será segunda-feira, pela manhã e à noite

Agora não tem mais como adiar, chegou o momento dos vigilantes mostrarem a sua disposição de lutar por melhores salários. Nesta sexta-feira (03), o Sindivigilantes do Sul realiza assembleias em Camaquã e Santo Ângelo, para que a categoria avalie a última proposta patronal aos sindicatos da campanha salarial unificada, que reúne também os sindicatos de Pelotas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Lajeado, Uruguaiana e Santa do Livramento.

Segunda-feira será a vez dos vigilantes de Porto Alegre terem a sua assembleia, em duas sessões, de manhã e à noite.

Além de um reajuste que contempla apenas a reposição da inflação, os patrões incluíram na sua proposta uma cláusula que nunca foi discutida em nenhuma das reuniões de negociação realizadas até agora: o parcelamento das férias. Estes são os principais itens que a entidade patronal (Sindesp) colocou na mesa e que os vigilantes vão decidir se aceitam ou não:

– Vigilantes: 5,79% de reajuste (INPC + 0,31% de resíduo do ano passado)
– Isto significa: R$ 6,40 por hora e salário de R$ 1.408,00
– ASP: zero de reajuste e incorporação do Risco de Vida ao salário (fim do RV)
– Isto significa: R$ 5,60 por hora e salário de R$ 1.232,00
– Vale Alimentação: R$ 18,30
– Parcelamento das férias em até três vezes.

A direção do sindicato considera essa proposta inaceitável e espera uma grande mobilização dos vigilantes para que a negociação com as empresas possa avançar. “Nós não podemos aceitar zero por cento de reajuste para o ASP e retirada do risco de vida e ainda o parcelamento das férias dos vigilantes”, aponta o presidente do sindicato, Loreni Dias. “Mas quem decide sobre isso, como sempre, é a categoria na assembleia”, completa.

Locais e horários das assembleias

Em Camaquã, a assembleia acontece amanhã, às 19 horas, no Sindicato dos Empregados no Comércio, Rua Cristóvão G. de Andrade, 791, no Centro da cidade. A assembleia de Santo Ângelo começa às 20 horas, no Sindicato dos Bancários, Rua Andradas, 1161.

Na capital, a assembleia vai acontecer segunda-feira, dia 06, às 08 horas em primeira chamada, e 8h30 em segunda chamada. Depois, às 20 horas em primeira chamada, e 20h30 em segunda chamada. O local é a Igreja Luterana, na Rua Senhor dos Passos, 202, no Centro de Porto Alegre.

Esperamos você lá, compareça!