Sindicato contesta judicialmente descontos da Lince nos contracheques

Justiça_Direito_site

O Sindivigilantes do Sul ingressou com ação judicial na Justiça do Trabalho contra os descontos que a Lince Segurança Patrimonial vem fazendo no contracheque dos vigilantes da empresa , desde outubro do ano passado, sob a justificativa de descontos de férias pagas à maior desde 2011.

Com pedido de liminar, para efeito imediato, o sindicato requer do judiciário a imediata suspensão dos descontos, a devolução dos valores já descontados e a indenização dos trabalhadores e trabalhadoras por dano moral.

A categoria denunciou ao sindicato que os valores descontados chegam a R$ 250,00, todos os meses, sendo que há relatos de descontos que chegam a R$ 1.000,00. Em resposta ao sindicato, a empresa confirmou os descontos mas não esclareceu no se esses ditos pagamentos “a maior” foram comprovados contabilmente e nem indicou os documentos que possam provar isso.

Na ação, o sindicato argumenta que não se configura pagamento equivocado, muito menos enriquecimento ilícito, além do que é inaceitável se considerar que a empresa viesse há mais de seis anos errando o pagamento das férias dos vigilantes.

Destaca ainda que a Lince não comunicou com antecedência e nem justificou os descontos, “fato que afetou a organização financeira dos trabalhadores, prejudicando a subsistência dos trabalhadores e até mesmo levando muitos ao endividamento”.

A resposta ao requerimento do sindicato deve acontecer no retorno do recesso do judiciário, dia 23 de janeiro.