Secretário de Segurança cobra vigilância 24 horas nos bancos

dscn4407
Sindicato está em campanha pela lei do vigilante 24 horas

Diante da repercussão do ataque de assaltantes munidos de explosivos a duas agências bancárias, uma do Sicredi e outra do Banco do Brasil, em São Sepé, neste final de semana, o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, afirmou à imprensa que os bancos devem garantir a segurança das agências as 24 horas do dia, ou os caixas eletrônicos acabarão sendo proibidos no Rio Grande do Sul.

Com isso, o secretário dá razão e reforça a campanha do Sindivigilantes do Sul, que começou pelo Sindicato de Pelotas, pela implantação da vigilância armada 24 horas nos bancos, por vigilantes regulares, inclusive nos feriados e finais de semana. A proposta já foi aprovada em 56 municípios, foi sancionada (é lei) em 33 e o prazo para os bancos se adaptarem já venceu em 17 municípios (veja a lista abaixo).

Mas nenhum banco começou a cumpri-la ainda, o que motivou uma denúncia do sindicato à Polícia Federal, que fiscaliza a segurança bancária, mês passado. No assalto em São Sepé, ocorrido sábado de madrugada, uma quadrilha armada de fuzis explodiu as agências, fez cerca de 30 reféns e ainda tiroteou com a polícia, ferindo quatro pessoas e deixando a cidade em pânico.

“Ou colocam segurança 24 horas ou vamos ter de proibir caixa eletrônico”, reagiu o secretário, conforme o jornal Zero Hora. Segundo ele, a polícia é responsável pelas ruas, mas dentro das agências a responsabilidade é dos bancos. Veja na lista abaixo os municípios onde a lei já foi aprovada e o prazo para a sua implantação já venceu:

– Alvorada
– Butiá
– Camaquã
– Cerro Grande do Sul
– Charqueadas
– Cruz Alta
– Mostardas
– Nova Santa Rita
– Osório
– Rosário do Sul
– São Gabriel
– São Jerônimo
– São Luiz Gonzaga
– Tapes
– Triunfo
– Tupanciretã
– Viamão

Nos próximos dias, até a primeira semana de janeiro, vencem os prazos de Cachoeira do Sul, Canoas, Entre Ijuís, Porto Alegre e São Miguel das Missões.