Para avançar na luta, sindicatos fundam a Federação Democrática dos Vigilantes do RS

fevirgs-1
Assembleia geral definiu criação da Fevirgs, que
já está aberta à filiação de outros sindicatos

Com sete sindicatos, já de início, foi criada na manhã de hoje (16) a Federação Democrática dos Trabalhadores de Empresas de Segurança Privada do Rio Grande do Sul (Fevirgs), em assembleia geral na sede da CUT, conforme edital publicado dia 4 de novembro no Diário Oficial da União. Participaram como fundadores o Sindivigilantes do Sul, com sede na capital, e os sindicatos de São Leopoldo, Lajeado, Pelotas, Uruguaiana.

A entidade já está aberta a filiações e, na mesma assembleia, filiaram-se à Fevirgs os sindicatos de Novo Hamburgo e Santana do Livramento. Num momento considerado histórico para a luta dos vigilantes, prestigiaram o acontecimento o presidente da CUT estadual, Claudir Nespolo, o presidente e o secretário-geral dos da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), José Boaventura e Cláudio José de Oliveira.

“Os trabalhadores precisam de instituições que funcionem, sindicatos, federações, e os principais avanços no Rio Grande do Sul, como os projetos do vigilante 24 horas nos bancos, das cotas para as mulheres, anticalote e outras lutas importantes, têm sido iniciativa dos dirigentes que têm de fato compromisso com a categoria e que estão à frente da nova federação”, disse Boaventura.

O presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, afirmou que faltava uma federação dos vigilantes comprometida com a categoria no Estado. Lembrou que a antiga federação (Fepsp), inclusive, traiu os vigilantes no dissídio de 2016, quando assinou o contrato coletivo de trabalho em janeiro, antes da data-base, e antes mesmo de saber o índice de inflação.

“Já existe uma federação (Fepsp), que é pelega, que não luta pela categoria, os diretores são os mesmos de sempre, fecharam acordo com os patrões antes da data-base, e nós queremos uma federação que realmente represente a categoria, que respeite todos os sindicatos filiados a ela, transparente, democrática e de luta”, disse Dias.

Para o presidente do sindicato de Lajeado, Airton Fernandes da Silva, a Fevirgs tem como fundadores sindicatos que já atuam de forma unificada e vai poder apoiar melhor os sindicatos, principalmente os do interior, “coisa que a atual federação (Fepsp) não faz”. Nos próximos dias, será encaminhada a documentação para registro da Fevirgs no Ministério do Trabalho, informou o assessor jurídico Maurício Vieira da Silva, que participou da mesa que coordenou a assembleia geral.