Deputada garante apoio ao projeto das mulheres vigilantes

stela-mariza-e-rosane
Stela Farias, ao centro, com Mariza e Rosane,
acredita na aprovação rápida da proposta

Em reunião na manhã desta quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa, a deputada Stela Farias (PT) assegurou o seu “total apoio” ao projeto 213/2016, que destina 20% das vagas para mulheres vigilantes, no mínimo, nos contratos das empresas do setor com órgãos públicos dos três poderes do Estado. Ela recebeu em seu gabinete a diretora do Sindivigilantes do Sul Mariza Abrão, secretária para Assuntos das Mulheres, que estava acompanhada da apoio Rosane Schmitz.

Elas explicaram à deputada que as mulheres vigilantes ocupam, atualmente, menos de 2% das vagas do mercado de trabalho na vigilância privada e, no entanto, passam pela mesma qualificação dos vigilantes homens, com curso específico e reciclagens periódicas, sob a supervisão da Polícia Federal. Também pediram a ajuda da parlamentar para que a proposta tramite depressa e seja votada logo na casa.

Stela adiantou que vai procurar o autor do PL, deputado Adão Villaverde (PT), e a relatora da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputada Manuela D’Ávilla, onde o projeto começa a ser analisado quando à sua legalidade e constitucionalidade. A deputada acredita que há condições do projeto ser discutido e aprovado em três meses, no máximo, no próximo ano.

Ela também convidou as lideranças do Sindivigilantes a participarem de um encontro com as dirigentes de outros sindicatos, como o CPERS (professores), Semapi (funcionários de fundações e autarquias) e Sindiágua (Corsan), para discussão de temas como o assédio moral, sexual, discriminação e mercado de trabalho para as mulheres. A direção do Sindiviglantes continuará buscando novos apoios ao projeto entre os deputados e deputadas da Assembleia.