Sindivigilantes denuncia à PF cidades onde bancos não cumprem lei do vigilante 24h

policia-federal
Dias, ao centro, com Darlan e Jaqueson, protocolou ofício
indicando 22 municípios onde prazo dos bancos venceu

Na manhã desta quarta-feira (23) o presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, acompanhado do diretor Jaqueson Fernandes e do apoio Darlan Alves, protocolou na Polícia Federal documento que aponta os municípios onde os bancos não estão cumprindo a lei do vigilante 24 horas na agências e pede providências quanto a isso. “Agora a nossa luta é para fazer com que os bancos respeitem essa legislação”, disse o presidente.

A lei já foi aprovada em 54 municípios e é lei em cerca de 30. Ela determina a vigilância armada 24 horas em todas as agências bancárias e cooperativas de crédito, inclusive nos feriados e finais de semana. Depois de aprovada e sancionada (assinada) pelo prefeito, as instituições financeiras têm um prazo para se adaptar e começar a contratar.

Em muitos municípios este prazo, que varia de cidade para cidade, já venceu mas os bancos ainda não implementaram o vigilante 24 horas e as medidas de segurança previstas na mesma lei, como o escudo para o vigilante, porta eletrônica, divisórias e câmeras de monitoramento, entre outros.

Os municípios nesta situação são os seguintes: Alvorada, Butiá, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Entre Ijuís, Mostardas, Nova Santa Rita, Osório, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santa do Livramento, São Gabriel, São Jerônimo, São Miguel das Missões, Tapes, Triunfo, Tupanciretã, Viamão.

“Nesse panorama, solicita o Sindicato-Oficiante, sejam tomadas providências por parte da Policia Federal junto às instituições financeiras destes municípios, pois não vêm cumprindo com a obrigatoriedade de manter vigilantes 24 horas na forma da Lei”, diz o ofício entregue na Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp) da Polícia Federal.

Também serão acionadas as prefeituras para que exerçam o seu poder de fiscalização e tomem as medidas necessárias, inclusive com a aplicação das multas previstas. Em Pelotas, onde iniciou o movimento, pelo sindicato da cidade, a Prefeitura notificou os bancos e anunciou que, o próximo mês, vai verificar o efetivo cumprimento da lei e, caso não esteja sendo respeitada, adotará as penalidades cabíveis.