Saúde do homem: prevenção é fundamental

novembro-azul-site
Depois do Outubro Rosa, dirigido às mulheres, está em andamento o Novembro Azul, uma campanha de saúde dirigida à população masculina. O sindicato também apoia esta campanha, lembrando que prevenir é o melhor remédio contra as doenças, principalmente aquelas mais graves. A campanha, agora, não está mais voltada exclusivamente para o câncer de próstata, mas para a saúde integral dos homens. Por isso pedimos que você leia as recomendações abaixo, são muito importantes.
– Hábitos saudáveis de alimentação e estilo de vida e o acompanhamento médico são fundamentais, mas os homens costumam dar menos atenção à saúde e vão menos ao médico.
– Pesquisas mostram que mais da metade dos homens já chegam ao médico com as doenças em estágio avançado, quando é mais difícil o tratamento.
– Os homens brasileiros vivem em média sete anos a menos que as mulheres. Além da violências e acidentes de trânsito, entre as principais causas estão as doenças cardiovasculares e infartos.
– Para diminuir o risco de doenças graves, o Ministério da Saúde recomenda a prática de atividade física regular, a alimentação com pouca gordura e frituras, muitas frutas e saladas, e o uso bem moderado de bebidas alcoólicas.

– Controlar o peso, fazer exames de rotina, conferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão.

– Outros testes importantes dizem respeito às doenças sexualmente transmissíveis como o teste de HIV, da hepatite B (HBsAg) e o do vírus da hepatite C (anti-HCV).

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

– O câncer de próstata é considerado uma doença de terceira idade, já que a maioria dos casos acontece a partir dos 65 anos e o risco pode ser maior em quem tem histórico familiar da doença.

– Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema.

– É possível que outras doenças, como uma infecção urinária esteja causando os sintomas, mas só quem pode determinar isso é o médico.

– No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

– Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

– Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos e mesmo sem sintomas, a recomendação também é consultar um médico, pois somente ele pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização dos exames.

– Outros cuidados, como autoexame de testículos e pênis, também são importantes.
Sintomas que podem mostrar alterações do sistema reprodutor, principalmente na próstata.
São eles:
– Dificuldade para urinar
– Necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite)
– Urgência para urinar
– Dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário
– Jato urinário fraco, reduzido ou interrompido
– Sensação de esvaziamento incompleto da bexigaSe tiver algum desses sintomas, procure logo o médico.

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde