SindiVigilantes participa de ato das centrais pela valorização do piso regional

Representantes do SindiVigilantes do Sul acompanharam nesta terça-feira, 19, no Palácio Piratini, o anúncio do reajuste do salário mínimo proposto pelo governo num ato promovido pelas centrais. O índice ficou em 12,72%, abaixo do que vinha sendo solicitado pelos trabalhadores mas, apesar disso, a proposta foi considerada satisfatória pelos dirigentes sindicais. Com o reajuste, a primeira faixa salarial, que era de R$ 770, passa a ser de R$ 868. Além disso, foi anunciada a criação de uma quinta faixa salarial, para técnicos em nível médio, com valor salarial proposto de R$ 1.100. Segundo o governo, serão beneficiados com o novo piso cerca de 1,3 milhão de trabalhadores.

Os trabalhadores pediam reajuste de 16,81%, além de critérios para recuperação das perdas do último período e criação de novas faixas, incluindo nível técnico e superior. Já os representantes das federações empresariais haviam sugerido reajuste de 5,3%.

Durante o encontro, o presidente da CUT/RS, Claudir Antônio Nespolo, destacou que o índice estava na direção do que vinha sendo buscado pelas centrais e representava um avanço na política de valorização do salário mínimo regional. Mas destacou a necessidade de continuar o diálogo e a vontade dos setores envolvidos no sentido de recuperar efetivamente o valor do salário regional.

Desde as primeiras horas da manhã, dezenas de trabalhadores de diversas categorias e regiões do Estado se concentraram em frente ao Palácio, aguardando o final da reunião das lideranças sindicais com o Governador Tarso Genro e o anúncio da proposta para o mínimo regional. Após o encontro, o próprio Governador se dirigiu aos manifestantes, no carro de som na Praça da Matriz para destacar que este índice representava um esforço do governo de retomar a política de valorização do mínimo regional. “Sabemos que os valores ainda não atendem plenamente os trabalhadores, mas estamos num processo de recuperação do salário, abandonado pelos últimos governos”, lembrou Tarso Genro.

Luta agora é na Assembleia

Mais tarde, o presidente da CUT/RS com as demais lideranças, também acompanharam a entrega do projeto de lei do Executivo ao presidente da Assembleia Legislativa. Na casa, a proposta foi recebida como PL 374 2013. A expectativa agora é de que os líderes da AL dêem acordo para que o projeto seja votado antes mesmo de trancar a pauta de votações, daqui a 30 dias. O Presidente da ALRS, deputado Pedro Westphalen, garantiu que a proposta será analisada e discutida na Casa da forma mais célere possível.

Veja as novas faixas:

Faixa 1 – R$ 868,00

Faixa 2 – R$ 887,98
Faixa 3 – R$ 908,12
Faixa 4 – R$ 943,98
Faixa 5 – R$ R$ 1.100 (faixa nova, para técnicos em nível médio)

Fonte: CUT-RS, com SindiVigilantes do Sul