DENÚNCIA: Fóruns ficam menos seguros com demissão de vigilantes por ordem do governo

Por determinação do Governo do Estado, os fóruns de Justiça devem reduzir seus custos e cortar 45% dos postos de trabalho dos vigilantes nestes locais. É mais uma medida de Sartori que enfraquece a segurança pública no Rio Grande do Sul.

portalforocentrr-777x437-arquivo-tj-site
Prédios guardam vários milhares de processos que agora ficam a perigo

Segundo informações, a intenção do governo é chamar brigadianos aposentados para substituir, com salários menores, os vigilantes que começam a ser demitidos segunda-feira (3), depois de terem cumprido o aviso prévio em setembro.

Estes locais onde são guardados vários milhares de processos e até mesmo armas ficarão mais desprotegidos e à mercê de criminosos que possam estar interessados na destruição ou roubo destes documentos.

“Já pedimos reunião com o gestor da segurança nos fóruns, mas não tivemos resposta ainda”, diz o diretor do sindicato Gérson Farias, secretário de Assuntos Jurídicos. “É uma redução muito drástica, que vai deixar os fóruns sem o pessoal qualificado da segurança privada”, critica.

São várias empresas contratadas para estes postos, como a Mobra em Porto Alegre e Litoral e a Lìder em Tramandaí, “Estaremos amanhã em Tramandaí e Capão da Canoa para tratar disso com os colegas dos fóruns de lá”, adianta Farias.

O Sindivigilantes vai examinar os contratos dos postos, para conferir a legalidade dessas demissões, e está mobilizado, com os advogados do departamento jurídico, para defender os direitos desses colegas vítimas dos cortes do governo de Sartori.