Vigilante 24h: votação na capital deve acontecer dia 15 (5ª f.)

Tudo indica que será na próxima quinta-feira, dia 15 de setembro, na sessão da Câmara Municipal que começa às 14 horas, a votação do projeto de lei da vigilância armada 24 horas nas agências bancárias de Porto Alegre. Uma grande comissão de diretores e apoios do sindicato e da CUT Metropolitana esteve na tarde desta quinta-feira (8) no legislativo da capital, na expectativa de que o PL fosse discutido e votado hoje mesmo pelos vereadores.

dscn4277comissaosite
Comissão de diretores e apoios do sindicato e
da CUT esteve hoje na Câmara Municipal

A vereadora Sofia Cavedon, como liderança do PT, pediu que o projeto, apresentado pelo vereador Engenheiro Comasseto (PT), entrasse logo na ordem do dia para a votação. No entanto, o vereador Cláudio Janta (Solidariedade) pediu verificação de quórum (número mínimo de vereadores) e se retirou do plenário da Câmara. Com a ausência dele e de outros vereadores, ficaram 16 na sessão, menos que o número mínimo necessário, que são 19. Assim, o tema não foi discutido e nem votado.

dscn4273comassetosite
Comasseto é o autor do projeto em Porto Alegre

Os diretores cobraram de Janta sua atitude e ele se justificou dizendo que o projeto não seria aprovado, porque não tem apoio da bancada do govenro municipal (Prefeitura). Mas na verdade, a proposta a que não tem apoio do governo – e ele sabe disso – é outra, do vereador Delegado Cleiton (PDT). Este PL cria um Estatuto da Segurança Bancária, que trata de outras questões e não contempla o vigilante 24 horas.

dscn4285sofiasite
Vereadora Sofia, como líder de partido, pediu
para que projeto entrasse logo em votação

O vereador Cleiton recebeu a comissão de vigilantes e o vereador Comasseto em seu gabinete. Disse que seu projeto do Estatuto da Segurança Bancária está à espera de votação há três anos e chegou a sugerir que o PL dos vigilantes seja transformado numa emenda ao PL dele. A comissão informou ao vereador que o projeto da vigilância 24 horas já foi aprovado em mais de 40 cidades com o apoio de vereadores e prefeitos de todos os partidos. Ao final, Cleiton assumiu o compromisso de, indo à votação, votar favoravelmente: “Vocês vão ver, eu subo à tribuna e faço a defesa (do projeto dos vigilantes)”, afirmou.

dscn4299cleitonsite
Delegado Cleiton, no centro à direita, prometeu
defender o projeto na tribuna

No entanto, para que entre na pauta de votações, na próxima semana, é preciso que haja acordo para isso na reunião dos líderes dos partidos, que acontece quinta-feira pela manhã, pouco antes da sessão plenária, às 14 horas. Por isso, o sindicato convoca toda a categoria a conversar, telefonar e enviar mensagens a seus vereadores e vereadoras, pedindo seu apoio ao projeto, que dêem quórum à próxima sessão e que votem favoravelmente.

Hoje à tarde não foi possível à comissão do sindicato acompanhar a sessão porque o plenário está em reforma e os vereadores se reuniram num salão menor. Os vigilantes chegaram a pedir ao presidente da casa, Cássio Trogildo (PTB), para que alguns representantes pudessem entrar, mas ele não permitiu. Na próxima semana, com o plenário liberado, o sindicato quer lotar as galerias com a categoria e sensibilizar vereadores e vereadoras para que aprovem o projeto em Porto Alegre, finalmente.

Marque na sua agenda: dia 15 de setembro, às 14 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, vamos em peso ver de perto quem apoia o projeto que traz mais segurança e gera novos empregos na cidade. Ele foi aprovado em 45 municípios e é lei (foi sancionado) em 25. Nestas cidades, já está correndo o prazo para que os bancos comecem a contratar, em 120 dias, normalmente. Clique aqui para ver a lista de vereadores de Porto Alegre.