Polícia Federal autoriza injeção de poliuretano em carro-forte

A Polícia Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) do dia 25 de agosto a Portaria nº 33.731, que autoriza a instalação e utilização, não obrigatória, de injetor de poliuretano em veículos especiais de empresas de transporte de valores. Este é um equipamento adicional de segurança que, conforme a portaria, somente poderá ser usado no interior do cofre dos carros-fortes.

Prosegur
Produto instalado no cofre resiste a explosões
Foto: Prosegur/Divulgação

Ela diz também que as empresas de transporte de valores ficam obrigadas a dar a destinação ambiental adequada a esse material, quando houver descarte, substituição ou desativação do veículo. Conforme explicação no site da empresa Prosegur, “o Sistema de Injeção de Poliuretano Expandido (Sipe) tem como objetivo impedir o arrombamento do cofre interno do carro-forte, mesmo quando submetido a uma grande explosão”.

“Na prática, ao ser acionado (remotamente ou no próprio carro), o equipamento libera um jato de poliuretano (espuma que enrijece em poucos segundos, muito utilizada como substância de vedação por sua resistência à quebra por impacto e corte). Em no máximo 22 segundos a parte interna do cofre fica completamente preenchida pelo polímero endurecido, garantindo a total segurança do conteúdo dentro do local”.

Segundo a empresa, “após a realização de uma série de testes, a solução se mostrou 100% eficaz”. Além de resistir a explosões, ela também inibe a continuidade do assalto, pois é necessária quase uma hora para quebrar ou cortar essa substância.