Assembleia do sindicato aprova criação de nova federação

Em assembleia do Sindivigilantes do Sul realizada na manhã desta sexta-feira (22), convocada por edital, os participantes aprovaram a proposta que estava em discussão: a criação de uma nova federação da categoria no Estado, que se chamará Federação Democrática dos Trabalhadores de Segurança Privada do Rio Grande do Sul, a Fevirgs.

Mais cinco sindicatos estão realizando suas assembleias, até a próxima semana, com a intenção de apoiar a criação e participar da nova entidade. Segundo o presidente do Sindivigilantes do Sul, Leonir Dias, a nova federação surge pelo descontentamento com a que já existe, a Fepsp-RS. Juntamente com outros sindicatos filiados a ela, afimrou, “a Fepsp é totalmente a favor dos patrões” e não luta e nem apresenta projetos favoráveis à categoria.

Dias recordou a última campanha salarial quando a Federação e alguns dos seus sindicatos fecharam um acordo em separado com os patrões, em janeiro, antes da data-base, que é primeiro de fevereiro, dividindo a luta dos vigilantes por melhores salários no Estado. Enquanto isso, os sindicatos que vão formar a nova federação estão lutando pelo Projeto Vigilantes 24 horas nos bancos, pelo projeto anti-calote e retomaram a luta pelo piso nacional da categoria, entre outras iniciativas.

Devem participar da Fevirgs também os sindicatos dos vigilantes de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Uruguaiana, Santana do Livramento e Lajeado, que estão fazendo suas assembleias, além do Sindivigilantes do Sul. Nos próximos dias serão divulgados outros detalhes, como a diretoria e sede provisória da entidade que surge para fortalecer a mobilização dos (as) vigilantes do Rio Grande do Sul. Prestigiaram a assembleia o presidente estadual da CUT, Claudir Nespolo, e o ex-deputado e ex-prefeito Raul Pont.