Viamão e Charqueadas aprovam o projeto Vigilante 24 horas

Viamãosite
O presidente, diretores e apoios acompanharam
a votação em Viamão

A campanha pela implantação da vigilância armada 24 horas nas agências bancárias e cooperativas de crédito obteve uma vitória muito importante, na noite desta terça-feira (19), com a aprovação do projeto, por unanimidade, na Câmara Municipal de Viamão. É mais uma cidade da Região Metropolitana onde a proposta recebe o aval dos vereadores, juntamente com Alvorada e São Leopoldo. Também ontem, Charqueadas aprovou a proposta com o voto favorável de todos os vereadores.

Além disso, a proposta já foi apresentada para ser votada em Canoas, Glorinha, Gravataí e Eldorado do Sul. Na votação em Viamão, duas emendas que acrescentavam exigências ao projeto sugerido pelo sindicato provocarma dúvidas entre os vereadores. Mas o presidente do sindicato, Leonir Dias, ocupou a tribuna e fez uma defesa veemente do projeto, que acabou passando, sem as emendas.

Charqueadas_site
Em Charqueadas, aprovação também foi unânime

Dias afirmou que o projeto não pertence nem ao sindicato e nem aos vereadores, mas à população, que precisa de mais segurança e de mais empregos. Ele recordou que Viamão tem sido alvo, inclusive, de assaltos a agências com o uso explosivos pelos criminosos, para estourar os caixas. Finalizou observando que os vereadores teriam que prestar contas do seu voto à população.

A proposta defende que todas as agências bancárias e também as agências de cooperativas de crédito, como o Sicredi, tenham vigilância armada as 24 horas do dia, ininterruptas, inclusive nos feriados e finais de semana. Prevê também a instalação de equipamentos de segurança, como porta eletrônica com detector de metais, vidros à prova de bala, câmeras de monitoramento, biombos e divisórias na área de atendimento aos clientes, cabine blindada para vigilância, entre outros.

O sindicato pede aos vigilantes das cidades onde o projeto ainda não foi apresentado por nenhum vereador, para que se mobilizem e procurem os seus parlamentares para que apoiem a proposta. Diretores estão viajando pelo interior, neste momento, em busca de novas adesões nas câmaras de outros municípios.

Ele já foi aprovado em 34 municípios: Alvorada*, Amaral Ferrador*, Arroio Grande, Arroio dos Ratos, Bagé*, Balneário  Pinhal*, Butiá*, Camaquã, Candiota, Canguçu, Cerrito, Cerro Grande do Sul*, Charqueadas*, Cidreira*, Cruz Alta, Herval, Jaguarão, Morro Redondo*, Mostardas, Nova Prata*, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado*, Piratini, Portão, Rosário do Sul*, Santo Ângelo*, São Francisco de Assis*, São Gabriel*, São Jerônimo*, São Leopoldo*, Tapes*, Tupanciretã*, Viamão*. Nas cidades marcadas com asterisco, falta a assinatura do prefeito para que vire lei. Mas, caso ele vete, o veto pode ser derrubado em nova votação pelos vereadores, por maioria absoluta.