Vereadores de Mostardas aprovam Vigilante 24h por unanimidade

 

Mostardassite
Foram nove votos favoráveis e nenhum contra dos vereadores,
na foto com representantes dos vigilantes

Os nove vereadores de Mostardas foram unânimes na aprovação do projeto Vigilante 24 horas, votado na sessão da noite desta segunda-feira (13). Apresentaram a proposta os vereadores André Soares (PP), presidente da Câmara Municipal, Jeder Silva (PTB), Gilnei Nazareth (PP) e Laís Teixeira (PP). “Agora vamos aguardar a sanção do prefeito (Alexandre Galdino/ PMDB), para que dentro dos prazos estipulados os bancos tomem as providências para se adequarem”, disse o Soares.

O texto determina que é obrigatória a manutenção de serviço de segurança privado, prestado por profissional da área em situação regular, de forma ininterrupta, durante as 24 horas do dia, nas áreas destinadas aos caixas eletrônicos dos bancos e agências de crédito. Na sua justificativa, os vereadores proponentes destacam que os roubos a caixas eletrônicos vêm substituindo os assaltos a banco, o que ocorre na maioria das vezes à noite, quando não há efetivos de segurança nestes locais.

“A fragilidade dos sistemas de segurança bancários, especialmente no que diz respeito à preservação da vida e da saúde, expõe os bancários, seus familiares,clientes e transeuntes das proximidades a risco de vida”, afirma o documento. Outro projeto aprovado na mesma sessão determina que os bancos devem instalar equipamentos de segurança como porta-giratória eletrônica, câmeras e escudo protetor dos vigilantes.

Estiveram presentes vários trabalhadores da segurança privada e um representante do Sindivigilantes do Sul. Também já aprovaram o Vigilante 24 horas: Pelotas, Bagé, Piratini, Jaguarão, Cerrito, Pedro Osório, Arroio Grande, Canguçu, Candiota, Pinheiro Machado, Morro Redondo, Amaral Ferrador, São Leopoldo e Alvorada.

O presidente do sindicato, Loreni Dias, comemorou a notícia: “Mais uma vitória dos vigilantes, isso representa mais emprego para os trabalhadores da área e mais segurança para todos. Agora vamos lutar para passar o projeto em Camaquã, Gravataí, Cachoeirinha, Porto Alegre e em todas as demais cidades onde ele já foi apresentado por algum vereador”, concluiu.