ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS PARA VIGILANTES

Não perca essa oportunidade de se qualificar profissionalmente. O sindicato, em cooperação com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, proporciona a todos (as) uma grande oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre saúde mental e problemas emocionais decorrentes do trabalho. Essa é uma área que normalmente pouco preocupa, mas que é muito importante para o bem estar dos vigilantes e das suas famílias.
 
É no próximo sábado, dia 11, o segundo curso do Hospital de Clínicas especialmente preparado para os trabalhadores vigilantes, que são submetidos a jornadas de trabalho diferenciadas da maioria das pessoas, em turnos variados, e que passam por situações de muito estresse e até de violência, muitas vezes. Os participantes vão saber mais sobre assuntos como estresse, distúrbios do sono, traumas emocionais e depressão, entre outros temas.
 
As palestras vão ser todas de manhã, das 9 horas às 12 horas, com a médica psiquiatra dra. Maria Paz Hidalgo e o estudante de medicina André Tonon, dra. Lúcia Helena Ceitlin e dra. Karina Sandini de Souza. São profissionais muito respeitadas na sua área, que frequentemente recebem convites para apresentar seus trabalhos em congressos médicos no Brasil e em outros países.
 
INSCREVA-SE LOGO, AS VAGAS SÃO LIMITADAS:
Inscrições gratuitas no Sindicato ou pelos fones (51) 3224-4545 ou (51) 3225-5070 ou pelo e-mail sindivigidosul@terra.com.br
Dia: 11, sábado
Horário: 09 horas às 12 horas
Local: Auditório do Sindicato dos Ferroviários, R. Voluntários da Pátria, 595/5º andar
 
PALESTRANTES:
 
Professora Dra. Maria Paz Loayza Hidalgo
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), especialização médica em Psiquiatria pela UFRGS/HCPA (1995), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2006 é professora associada do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora no Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nas áreas: Cronobiologia (Ritmos Biológicos) e Psiquiatria.
 
Karina Sandini de Souza
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UPF), é especialista em Clínica Médica pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e realiza Residência Médica em Pneumologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atua na área de Medicina do Sono.
 
Professora Dra. Lucia Helena Freitas Ceitlin
Possui Graduação em Medicina pela PUCRS (1984), Especialização em Psiquiatria pela UFRGS (1987), Mestrado em Saúde Pública – Harvard University (1989), Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica pela UFRGS (1990) e Doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS (1995). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal, da Faculdade de Medicina da UFRGS. Tem experiência na área de Psiquiatria, atuando principalmente nas áreas de psicoterapia, psicanálise e transtorno de estresse pós-traumático.
 
André Comiran Tonon
Estudante de graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, assistente de pesquisa no Laboratório de Cronobiologia e Sono do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), orientado pela professora Maria Paz Loayza Hidalgo, atuando principalmente nas áreas: Cronobiologia (Ritmos Biológicos), Psiquiatria, Medicina do Sono, Humanidades em Saúde e Divulgação Científica.
 
(Fotos do primeiro curso, realizado em maio)
DSCN3577a
Primeiro curso foi em maio, para diretores e apoios