PSICÓLOGA LEVA ATENDIMENTO VOLUNTÁRIO AOS ABRIGADOS NA COLÔNIA DE FÉRIAS

Sílvia Renata, de óculos à esquerda, pretende voltar

A psicóloga Sílvia Renata Chagas dos Santos, de Balneário Pinhal, prestou atendimento voluntário aos vigilantes, familiares e demais pessoas desabrigadas que se encontram na colônia de férias do Sindivigilantes, em Balneário Pinhal, na última quarta-feira (19).

Ela chegou ali através de uma amiga, que conhece a funcionária Sheila da colônia. A psicóloga pretendia desenvolver uma atividade apenas com as crianças, mas decidiu fazer também o atendimento de adultos ao perceber que precisam de apoio para lidar com as emoções que estão passando.

“Fizemos uma roda de acolhimento, de escuta, onde falamos sobre tudo que está acontecendo, para poderem falar um pouco sobre isso”, disse. “Eu sei que nada que a gente falasse para essas pessoas diminuiria o que aconteceu e está acontecendo, mas foi uma forma de aliviar um pouco o coração de cada um”.

Além de acolher e ouvir, o princípio de acolher e ouvir, ela também repassa orientações da psicologia para a pessoa lidar melhor com a sua ansiedade, o medo e os vários sentimentos que são esperado nesta situação.

Segundo ela, as pessoas recebidas pelo sindicato estão abaladas, como era de se esperar, mas também estão contentes pelo espaço onde foram acolhidas, um lugar seguro e bem organizado: “Talvez não estejam sentindo tanto o acontecimento por estarem tão bem ali, tão bem acolhidos, num espaço muito legal”.

Com as crianças, a psicóloga conversou, distribuiu alguns doces, brinquedos que conseguiu de doações, material de desenho e pintura, e assim brincaram e se descontraíram bastante. Ela pretende voltar na próxima semana para continuar o trabalho voluntário.

Psicóloga_brinquedos

O sindicato agradece a atenção profissional e o carinho que a psicóloga Sílvia Renata, voluntariamente, está dispensando a  essas famílias. Nosso muito obrigado!