CUT-RS FOI A BRASÍLIA DEFENDER DIREITOS DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS ATINGIDOS PELAS ENCHENTES

Delegação partiu segunda-feira de Porto Alegre

Uma delegação da CUT-RS, composta por dirigentes sindicais e lideranças comunitárias partiu, segunda-feira (20), rumo à capital federal, para participar da Marcha a Brasília, que acontece nesta quarta-feira (22), em defesa da valorização do salário mínimo e das aposentadorias, a correção da tabela de Imposto de Renda (IR), a igualdade salarial entre homens e mulheres, entre outras pautas.

A CUT-RS também vai apresentar em Brasília as reivindicações, já feitas ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que visam mitigar as condições de vida e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras durante a situação de calamidade que vive o Rio Grande do Sul.

As propostas são de manutenção integral dos empregos e da renda e a participação das entidades sindicais em todos os processos que venham a reconfigurar os direitos previstos nas convenções e acordos coletivos das categorias.

Para assegurar esse processo, a CUT-RS está solicitando uma norma ou medida provisória que assegure a ultratividade das convenções coletivas (para que suas regras continuem valendo até ser firmada nova convenção) e a garantia da negociação pelas entidades sindicais.

Isso se deve ao fato de estar ocorrendo, unilateralmente, por parte dos empregadores e sindicatos patronais, medidas altamente prejudiciais aos trabalhadores, boa parte deles atingidos pela calamidade ou situação de emergência.

Fonte: CUT-RS
Foto: CUT-RS