PROJETO SOCIAL DO SINDICATO TRAZ NOVOS BENEFÍCIOS PARA A CATEGORIA

Presidente Dias anunciou o projeto, que prevê um investimento significativo do sindicato

O Sindivigilantes do Sul tem a satisfação de anunciar que está implementando, neste mês, um projeto social que traz diversos novos benefícios para a categoria, com diversas ações voltadas para vigilantes em situação de vulnerabilidade social, que estejam passando por desemprego e graves dificuldades de subsistência, principalmente.

Algumas dessas ações já estão em andamento, outras começam nos próximos dias.

Está previsto um investimento significativo do sindicato no projeto, por 18 meses, conforme um acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

A diretoria anterior teve problemas judiciais e o sindicato foi processado, em 2012, por uma irregularidade ocorrida anos antes. A atual gestão recebeu essa “herança” da antiga diretoria e deveria pagar uma multa, mas apresentou o projeto social como alternativa à multa e isso foi aceito pelo MPT.

“Com o trabalho da direção e da assessoria jurídica, conseguimos uma solução inteligente, que resolve um problema que recebemos da gestão passada e cria novos benefícios para a categoria”, disse o presidente do sindicato, Loreni Dias.

“Estamos muito contentes em poder apresentar esse projeto aos vigilantes, que tem um prazo de execução de 18 meses, mas poderá ser renovado e aperfeiçoado, conforme a receptividade da categoria”, completou.

Segundo ele, a proposta leva em consideração a realidade social dos vigilantes, que sofrem com muita pressão e instabilidade no trabalho, alto desemprego no setor e muitas dificuldades econômicas, com reflexos nas relações familiares e na sua saúde física e mental.

Itens do projeto

Um dos itens do projeto, a qualificação profissional, prevê que o sindicato vai oferecer curso gratuito de reciclagem, para vigilantes desempregados que estão com a reciclagem vencida, e um curso de informática básica que está sendo contratado.

Serão 60 vagas em cada curso, no total, sem custos para os beneficiados.

Outra iniciativa do projeto será a realização de cursos de direito do trabalho, nos quais os participantes vão receber, gratuitamente, formação sobre a legislação trabalhista, a cargo da assessoria jurídica do sindicato.

Na área da saúde, o projeto vai se somar às campanhas públicas de prevenção ao câncer de próstata e de mama, oferecendo consultas gratuitas com ginecologista e urologista, além de apoiar a divulgação dessas campanhas dos órgãos de saúde (Outubro Rosa e Novembro Azul).

Por fim, atendendo a uma solicitação frequente dos vigilantes, também serão oferecidas consultas com psicólogos e/ou psiquiatras, além da um seminário (ou palestra) sobre a prevenção de problemas emocionais graves, como a depressão e suas consequências.

As vagas e consultas são limitadas, conforme foi detalhado no projeto, e quem tiver interesse pode se inscrever diretamente no sindicato ou pelos telefones: (51) 3024-5114 / (51) 3024-5115 / (51) 3225-5070.

Haverá lista de espera, caso não haja vaga no momento.

Segundo Dias, “o projeto social do Sindivigilantes do Sul é mais uma conquista importante da categoria, que ajuda quem mais precisa de apoio e ainda fortalece o sindicato e a luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da segurança privada.”

Divulgaremos mais detalhes dos benefícios no decorrer da sua implementação. Parabéns vigilantes!