ÚLTIMA ASSEMBLEIA SERÁ REALIZADA HOJE (31), EM SANTO ÂNGELO, ÀS 19 HORAS

Presidente Dias estará presente na assembleia

O presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, estará presente hoje à noite (31), em Santo Ângelo, na última assembleia da rodada de encontros que começou semana  passada, na capital e Camaquã, e prosseguiu no interior: em Charqueadas e Horizontina, terça-feira; Santo Augusto, quarta-feira, e em São Luiz Gonzaga ontem, quinta-feira.

A proposta da patronal, com cláusulas novas prejudiciais à categoria, foi rejeitada em todas as assembleias, por unanimidade.

Causou muita indignação que os patrões – depois de tudo acertado para o reajuste salarial de 6,73% – queiram impor regras inaceitáveis, como o fim do pagamento de aviso prévio na troca de empresas ao vigilante que permanece trabalhando no posto.

“Estamos encerrando hoje as assembleias, aqui em Santo Ângelo, e foram todas um sucesso, com o total apoio da categoria ao Sindivigilantes do Sul e repudiando os sindicatos pelegos que já assinaram essa convenção com perdas de direitos da categoria”, disse Dias.

Segundo a entidade patronal (Sindesp-RS) , 12 sindicatos de vigilantes já aceitaram as condições que as empresas querem impor à categoria e quatro foram homologados no Ministério do Trabalho: Caxias do Sul, Passo Fundo, Guaíba-Eldorado do Sul e Lajeado.

Acordo direto com as empresas

Além de rejeitar a proposta patronal, as assembleias do Sindivigilantes do Sul aprovaram que o sindicato encaminhe a negociação direta com as empresas que tiverem interesse em fazer um acordo em separado, mantendo o reajuste de 6,73% e sem nenhuma cláusula nova prejudicial aos trabalhadores.

Assembleia de Charqueadas teve de 60 a 70 vigilantes

“Foi uma ótima assembleia, com 60 a 70 vigilantes”, disse Eduardo Blauth, o Dudu, que coordenou a assembleia de Charqueadas, com os diretores Jeferson Vieira da Silva e Ilson Pereira dos Santos. “Também aprovamos que o sindicato faça o ajuizamento de dissídio”, acrescentou.

Considerando o número de vigilantes nas cidades, também foi boa a participação da categoria nas demais assembleias, coordenadas pelo diretor José Airton de Souza Trindade, com a participação do presidente.

“O sentimento dos vigilantes que participaram é de muita indignação com a patronal, porque os patrões estão tentando impor o acordo mútuo goela abaixo da categoria e muitos vigilantes já sofreram com o acordo mútuo, principalmente os colegas do Banco do Brasil”, disse José.

Assembleia em São Luiz foi quinta-feira

Segundo ele, é mais fácil a categoria ficar sem convenção este ano do que aceitar este tipo de proposta, do jeito que está.

Nas assembleias, acrescentou, também ficou bem claro para os vigilantes o que os sindicatos pelegos aceitaram e o tamanho das perdas para a categoria nas suas bases.

A assembleia de hoje (31), em Santo Ângelo, terá como local o Sindicato dos Bancários, na Rua dos Andradas, nº 1161. A primeira chamada será às 19 horas e a segunda e última chamada às 19h30. Esperamos um grande comparecimento dos colegas vigilantes, participem!

Participantes da assembleia em Santo Augusto

Também teve assembleia em Horizontina