ENCONTRO PELO DIA DA MULHER PARA TRABALHADORAS DA SAÚDE E VIGILANTES TEVE CONFRATERNIZAÇÃO E PALESTRAS

Registro do encontro realizado ano passado

Registro do encontro realizado ano passado



O Sindivigilantes do Sul e Associação Gaúcha dos Trabalhadores da Saúde (AGTS) receberam trabalhadoras e convidados, na noite da quarta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, num encontro com palestras, sorteio de brindes e coffee-break. Cristilorem Luz, diretora do Sindivigilantes, e Anitamar Lencina, secretária-geral da AGTS, deram as boas-vindas e agradeceram a presença em nome das suas entidades.

Advogada Cláudia Souto, à esquerda, e o psicólogo Antônio Cardoso, palestrantes

Advogada Cláudia Souto, à esquerda, e o psicólogo Antônio Cardoso, palestrantes

A advogada trabalhista Cláudia Souto foi a palestrante sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. No primeiro caso, trata-se de uma atitude abusiva e repetitiva, expondo o trabalhador ou trabalhadora a situações humilhantes e constrangedoras, seguidamente, partindo o assédio de um superior hierárquico ou mesmo de trabalhador para trabalhador.

Muitas vezes a intenção é forçar a pessoa assediada a pedir demissão, enquanto que no outro caso, do assédio sexual, o objetivo nítido do assediador é obter vantagem sexual, valendo-se da sua posição hierárquica na organização, o que é considerado um crime pelo código penal.

Em ambos os casos, apontou a advogada, cabe ação judicial indenizatória por dano moral. Mas se a pessoa desenvolver também uma doença psíquica por causa do assédio, chamada Síndrome de Burnout, que a impossibilite de continuar trabalhando, cabe ainda uma ação indenizatória por acidente de trabalho:  “Síndrome de Burnout é considerada uma doença ocupacional equiparada a acidente de trabalho por lei”, explicou Cláudia Souto.

Ela assinalou que, legalmente, a empresa é a responsável por garantir um ambiente de trabalho acolhedor e saudável, também do ponto de vista das relações interpessoais, e deve responder judicialmente quando este ambiente causa algum dano psicológico aos seus funcionários.

Neste sentido, segundo a advogada, as organizações devem ter “um canal aberto para tratar da prevenção dessas situações, podem também realizar palestras e contratar psicólogos, orientando a conduta de cada um para que não ocorra nenhuma espécie de assédio no trabalho”.

Doença profissional

Psicólogo Antônio Cardoso

Psicólogo Antônio Cardoso

A Síndrome de Burnout foi explicada na palestra do psicólogo Antônio Jane Cardoso, que a definiu como um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está sempre intimamente ligada à vida profissional. É um estágio de sofrimento psíquico que está acima da depressão e sempre decorre da atividade laboral.

Sua denominação vem do inglês “to burn out”, continuou, que significa “queimar-se por completo”, e compreende sentimentos como falta de esperança, sentimento de solidão, irritação, tristeza, raiva, pessimismo e esgotamento mental. Aparecem ainda sintomas físicos como perda da libido, queda de cabelos, deficiência imunológica e uma fadiga constante.

“Há uma diminuição do sentimento de realização profissional no trabalho, a pessoa tem plena condição de trabalhar em qualquer outro lugar, menos no local onde trabalha”, explicou. Esta já era a terceira principal causa de afastamentos do trabalho pela Previdência antes da  Covid-19 e o quadro que se agravou muito depois da pandemia, acrescentou.

Segundo ele, entre as causas do Burnout, estão a má qualidade da relação entre as pessoas no trabalho, a naturalização do assédio moral, gestão que estimula os conflitos, clima intimidatório e exigência de metas cada vez mais difíceis de atingir, entre outras.

Para prevenção pessoal contra a síndrome, ele recomenda, por exemplo, meditação, exercícios físicos e procurar auxílio psicoterápico quando começarem os sintomas.

Quanto à prevenção nas instituições e companhias, recomenda-se mudanças na cultura da organização, restrições à exploração do trabalho individual, diminuição da intensidade do trabalho, diminuição da competitividade e busca de metas coletivas que incluam o bem estar comum.

“É meu sonho, e acredito que o sonho de todas as pessoas, que possamos reconstruir um país e um mundo onde todos possam viver em paz e harmonia, e o trabalho seja uma forma de realização e não uma forma requintada de tortura”, foi a mensagem que ele deixou ao final da sua palestra.

Prevenção do câncer de mama e útero

Enfermeira e especialista em oncologia Elenara Teixeira

Enfermeira e especialista em oncologia Elenara Teixeira

A enfermeira Elenara Teixeira é intensivista e especialista em oncologia e na sua palestra destacou que o câncer de mama é o terceiro que mais mata no mundo, mas não provoca dor logo no seu início. Por isso, segundo ela, é fundamental que as mulheres tenham o hábito de apalpar os seios e abaixo das axilas, pelo menos uma vez por semana, para descobrir algum nódulo assim que ele surja.

Para mulheres de 50 a 69 anos, também é necessário fazer a mamografia a cada dois anos, mesmo sem sinais da doença. O SUS garante a realização do exame, basta procurar uma unidade de saúde.

“A maioria dos casos têm boa resposta ao tratamento, principalmente quando o câncer é diagnosticado no seu início”, ressaltou, acrescentando que “há vários tipos de câncer de mama, alguns se desenvolvem mais rápido e outros não”.

Quanto ao câncer de útero, é o quarto que mais ocorre entre as mulheres, mas também pode ser tratado com sucesso se for detectado logo no início, através do exame Papanicolau. Dor nas costas, dor abdominal associada a queixas urinárias, secreção anormal são alguns dos sintomas destacados por Elenara.

Ela ressaltou também que a vacina contra o HPV (vírus do papapiloma humano) previne o câncer de colo de útero e está disponível no SUS para meninas de 09 a 14 anos, mas muito poucas têm procurado este serviço, lamentou.

Não fumar, evitar o álcool, exercícios físicos e controle de peso, além de amamentar, são as recomendações que ela deixou como prevenção a esses dois tipos de câncer. “Temos que nos cuidar, ninguém vai cuidar de nosso corpo por nós, precisamos fazer isso”, afirmou, ao encerrar sua apresentação.

Nos intervalos das palestras foram realizados os sorteios de vários brindes e um coffee-break, finalizando a atividade com uma foto das organizadoras e palestrantes.

DSCN0342 DSCN0390

DSCN0356IMG_20230308_195616_062 IMG_20230308_195520_949 IMG_20230308_195554_139 IMG_20230308_200121_822 IMG_20230308_194822_778 IMG_20230308_194500_800 DSCN0348