CAMPANHA SALARIAL 2023: SINDICATO CONVOCA ASSEMBLEIAS PARA VOTAÇÃO DE NOVA PROPOSTA

A partir da esquerda, Renato Cadaval, Gelson Camargo, André Doval, Gérson Coelho, Loreni Dias, Marcelo Pucinelli Alves e o assessor jurídico Athur Dias Filho, que participaram da negociação

Na reunião de negociação do Sindivigilantes do Sul e dos sindicatos dos vigilantes de Pelotas e São Leopoldo com a direção do Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp-RS), na tarde de terça-feira (07), as empresas apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 6,73%.

Ela será levada para discussão e votação dos vigilantes em assembleias na capital e interior, que já começam nesta quinta-feira, dia 09, em Horizontina (veja o calendário abaixo). Como sempre, o sindicato vai respeitar a decisão da categoria.

Proposta dos sindicatos

Os três sindicatos apresentaram como proposta salarial dos trabalhadores, aprovada nas assembleias realizadas em dezembro e janeiro, a reposição integral da inflação (5,93% em 2022) mais 2% de aumento real e vale-alimentação de R$ 27,00.

A convenção coletiva anterior já deixou garantidas para somar no aumento, como reposição de perdas passadas, a parcela de 0,76% sobre os salários e 1,65% para o VA.

Contraproposta das empresas

As empresas ofereceram de contraproposta o reajuste dos salários de 6,7332% sobre o valor atual. Isso corresponde à inflação de 2022 e mais a parcela de 0,76, a partir de 1º de fevereiro (retroativo).

Assim, se houver aprovação das assembleias, o piso salarial do vigilante mensalista (220h) vai a R$ 1,882,20 e o ASP mensalista (220h) passa a ter o piso salarial de R$ 1.485,00.

Para o vale-refeição, a proposta patronal é de R$ 25,64 , que contempla a inflação de 2022 e o percentual de 1,65% sobre o valor atual.

Outros detalhes da negociação, referentes a itens como os intervalos, ficaram de ser tratados na próxima reunião.

Participaram da negociação com a patronal, na foto, o presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, o assessor jurídico do sindicato, Arthur Dias Filho, o presidente do sindicato de Pelotas, Marcelo Pucinelli Alves e o diretor Sérgio Coelho, o presidente do sindicato de São Leopoldo, Renato Cadaval Vieira e os diretores Gelson Camargo e André Doval.

A categoria agora precisa manifestar sua posição e decidir com uma grande presença nas assembleias.

– Horizontina: quinta-feira, dia 09.
– Local: RS 342, KM 20, na Associação dos Metalúrgicos de Horizontina.
– Horário: primeira chamada às 19h e segunda e última chamada às 19h30.

– Porto Alegre: segunda-feira, dia 13.
– Local: Rua Voluntários da Pátria, 595, 5º andar, na sede do sindicato dos Ferroviários.
– Horário (primeira sessão): primeira chamada às 08h e segunda e última chamada às 08h30.
– Horário (segunda sessão): primeira chamada às 19h30 e segunda e última chamada às 20h.

– São Luiz Gonzaga: segunda-feira, dia 13.
– Local: Rua Dr. Bento Soeiro de Souza, n. 2780.
– Horário: primeira chamada às 19h e segunda e última chamada às 19h30.

– Camaquã: terça-feira, dia 14.
– Horário: primeira chamada às 19h e segunda e última chamada às 19h30.
– Local: Rua João Brandão, 88, Bairro São João.

– Santo Ângelo: terça-feira, dia 14.
– Local: Rua dos Andradas, n. 1161, Sindicato dos Bancários.
– Horário: primeira chamada às 19h e segunda e última chamada às 19h30.

– Charqueadas: terça-feira, dia 14.
– Local: Av. Dr. José Athanásio, 836-952, Sindicato dos Metalúrgicos.
– Horário: primeira chamada às 19h e segunda e última chamada às 19h30.

Compareça e convide seus colegas a participar, precisamos mostrar a mobilização e unidade da categoria, juntos somos mais fortes!