Sindicato e Hospital de Clínicas encaminham colaboração na área da psiquiatria

DSCN2354site

O Sindivigilantes do Sul recebeu, na manhã desta terça-feira (19), a visita da médica psiquiatra Maria Paz Loayza Hidalgo, professora da Faculdade de Medicina da Ufrgs e coordenadora de um dos laboratórios de pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Acompanhada do estudante de medicina André Tonon, ela e o presidente do sindicato, Loreni Dias, trataram da possibilidade de uma colaboração do Sindivigilantes e Hospital de Clínicas na área da psiquiatria. Segundo ela, esta é uma categoria profissional muito sujeita a fatores estressantes que podem levar a distúrbios como depressão, alterações de sono, estresse pós-traumático, obesidade, hipertensão (pressão alta), entre outros problemas.

Além de seu trabalho no serviço de psiquiatria do Clínicas, ela faz pesquisas relacionadas com os ritmos biológicos do corpo humano, efeitos da luz e escuro sobre o organismo e as relações do sono com a saúde. Profissionais como os caminhoneiros – assim como os vigilantes – que têm horários alterados de sono e muita carga de adrenalina, sofrem desgastes no organismo que podem levar a o aparecimento de variados tipos de doenças e transtornos, explicou.

“Nossa categoria tem muitos problemas nessa área”, disse o presidente Dias. “O vigilante vive com a tensão dobrada no posto de trabalho, principalmente os que trabalham em bancos, muitas vezes com pouca proteção, más condições do local, e em situações de risco”. Em função disso, o sindicato já tinha, inclusive, planos de desenvolver um trabalho na área da psiquiatria para seus associados, ressaltou.

Maria Paz informou que existe um ambulatório de estresse pós-traumático disponível aos vigilantes e outros trabalhadores no Hospital de Clínicas, para atendimento sem qualquer burocracia. Porém, poucos vigilantes procuraram o serviço. Ficou combinado que o sindicato fará uma grande divulgação desse ambulatório para a categoria. Ela também destacou o interesse da instituição em estudar os efeitos das inversões de turno sobre o sono e a saúde dos vigilantes – as conhecidas trocas do dia pela noite e as dificuldades para dormir.

Novos detalhes dessa colaboração serão acertados nos próximos dias, mas é certo que acontecerão palestras sobre esses temas para diretores, funcionários e toda a categoria, em datas a serem marcadas e que serão amplamente divulgadas. “É uma parceria muito importante que estamos começando, com instituições muito respeitadas, a Ufrgs e o Hospital de Clínicas. Vamos fazer tudo que for preciso para levar esse trabalho adiante, inclusive em outras áreas, como pediatria e clínica geral, se for possível”, afirmou o presidente Loreni Dias.

Na foto, o presidente Loreni Dias, de camisa vermelha, e o diretor Jorge Elieser, com a dra. Maria Paz e o estudante de medicina André Tonon, hoje pela manhã.