Prefeito Evandro Heberle vai exigir cumprimento da
lei da vigilância 24 horas nas agências bancárias
Os bancos de São Jerônimo que não estão cumprindo a lei da vigilância armada 24 horas começarão a ser fiscalizados e multados nesta semana pela prefeitura da cidade, garantiu ontem (06) o prefeito Evandro Heberle (PSDB). Ele recebeu em seu gabinete o presidente do Sindivigialtnes do Sul, Loreni Dias, que estava acompanhado do conselheiro fiscal do sindicato Jorge Elieser e do apoio Amilton Vargas.
Também estava presente o vereador Filipe Almeida (PT), um dos autores da lei, que foi aprovada em julho no ano passado. Heberle pediu o texto da lei e disse que vai começar a aplicar as multas previstas em caso de descumprimento. Se mesmo assim os bancos continuarem fora da lei, o texto prevê a suspensão do alvará de funcionamento.
Já venceu o prazo de 90 dias para as agências bancárias se adaptarem, mas nenhuma colocou em prática a determinação da presença de vigilantes as 24 horas do dia nos estabelecimentos, inclusive finais de semana e feriados. Dias ressaltou que teve uma audiência com o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, semana passada, que demonstrou total apoio à proposta.
“Os bancos são os que mais arrecadam no país e não querem colaborar com a segurança das suas próprias agências”, criticou Dias. O presidente ressaltou que a lei significa mais segurança para a comunidade, além da geração de grande número de empregos para os vigilantes. O sindicato vai acompanhar de perto esta ação de fiscalização da prefeitura e vai procurar os prefeitos dos demais municípios onde a lei foi aprovada para que fiscalizem os bancos também.