SETEMBRO AMARELO: PALESTRA DA PSICÓLOGA MARISA COSTA É NESTE SÁBADO (23)

Marisa Couto da Costa trabalha desde 1998 com vigilantes, na Escola Riograndense

A psicóloga Marisa Couto da Costa tem 39 anos de profissão e 25 anos de experiência no trabalho com a categoria, na Escola Riograndense de formação de vigilantes, onde é a responsável pelas avaliações psicológicas de alunos e alunas. E desde junho presta atendimento psicológico no sindicato, com consultas gratuitas, custeadas pela entidade, todas as quintas-feiras.

Ela será a palestrante neste sábado, às 09 horas, na atividade do Sindivigilantes do Sul de apoio ao Setembro Amarelo, tratando do tema “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”. Depressão, ansiedade, estresse no trabalho e outros problemas relacionados com a saúde emocional serão abordados pela psicóloga na sua explanação.

O local do evento será o auditório do Sindiferroviários, na Rua Voluntários da Pátria, 595, 5º andar, Galeria Santa Catarina, mesmo prédio e andar da sede do sindicato. Na palestra também vai acontecer o lançamento de uma cartilha sobre esse tema preparada pelo sindicato para distribuição na categoria.

Estatísticas

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que acontece todos os anos no Brasil, desde 2015, e em vários outros países. As estatísticas mostram que a média brasileira de suicídios é de 6 a 7 mortes por 100 mil habitantes, abaixo da média mundial, entre 13 e 14 mortes por 100 mil pessoas.

No entanto, o mais preocupante é que, enquanto a média mundial permanece estável, esse número vem crescendo no Brasil, sendo que o maior aumento de suicídios é registrado entre jovens de 15 a 25 anos.

Segundo Marisa Costa, o mais importante nesta campanha é informar e conscientizar, para que trabalhadores e trabalhadoras saibam como ajudar e onde procurar ajuda quando precisarem.

Aliás, o lema do Setembro Amarelo de 2023 é “Se precisar, peça ajuda”.

Situações de depressão e outros problemas que levam a pessoa a entrar em desespero e até pensar em atentar contra a própria vida, devem ser levadas muito à sério, diz a psicóloga.

“Na nossa palestra vamos falar de transtornos emocionais, como a depressão, e abordar este assunto de uma forma mais objetiva, sobre como observar e perceber quando alguém está pedindo ajuda, precisando de socorro, e como ajudar nestes casos”, disse.

“As dificuldades emocionais que podem levar uma pessoa a querer tirar a própria vida, precisam ser enfrentadas”, acrescentou.

Se precisar Peça Ajuda. - 1

Onde buscar ajuda

A psicóloga ressalta para familiares, amigos (as) e colegas de quem está passando por sofrimento psicológico, que é preciso uma abordagem acolhedora dessa pessoa, saber ouvir, não criticar, não dizer que “é bobagem” nem “frescura”, ser compreensivo (a).

Principalmente, oferecer ajuda e indicar os serviços disponíveis para apoio emocional:

1- Atendimento psicológico do sindicato: basta ligar e marcar a consulta, que é gratuita: (51) 3225-5070 / 3024-5114 / 3024-5115. Caso necessário, é feito encaminhamento psiquiátrico.

2- Outra opção para quem precisa de ajuda é o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma associação sem fins lucrativos que atende quem está precisando conversar sobre seus problemas  pelo telefone 188.

O CVV tem voluntários treinados para atender quem está passando por crises de ansiedade e desespero. As ligações para o 188 são gratuitas e em total sigilo.

3- Também existe atendimento para estes casos nos serviços de saúde, nos CAPS, Unidade de Saúde, UPAs, hospitais e HPS.

4- Em caso de emergência, chame o SAMU (192).

5- Participe da palestra, todos (as) precisam saber mais sobre isso, para prevenir e ajudar, quando for preciso. Ligue para o sindicato e confirme sua presença: (51) 3225-5070 / 3024-5114 / 3024-5115.

Serviço:

Palestra com a psicóloga Marisa Couto da Costa: Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio
Dia: 23 de setembro (sábado)
Hora: 09 horas
Local: Auditório do Sindiferroviários
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 595/5º Andar

SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!
AJUDE QUEM PRECISA!

Leia mais clicando nos links:

Setembro Amarelo

CVV – Centro de Valorização da Vida