NOVA DIRETORIA DO SINDICATO TOMA POSSE PARA A GESTÃO 2023-2027

A diretoria que assume foi eleita ano passado

Uma confraternização festiva na colônia de férias do Sindivigilantes do Sul, na Praia do Magistério, domingo (19), marcou a posse da nova diretoria do sindicato para a gestão 2023-2027, que tem Loreni Dias como presidente reeleito. Estavam presentes vigilantes da capital, do interior e convidados, entre eles o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), José Boaventura Santos, e o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

A direção que assume foi eleita ano passado e começa seu mandato oficialmente quarta-feira (22). É a terceira gestão de Dias à frente do sindicato.

Boaventura - IMG_20230219_114308_032
Boaventura, com o presidente Dias e a diretora Elisa

Ao falar para os presentes, Boaventura destacou a representatividade dessa diretoria, com a presença de diversas mulheres na sua composição, “o que demonstra uma mudança significativa no perfil da categoria”, assim como a participação de muitos jovens na nominata, “porque também é uma categoria em processo de renovação”, destacou.

Segundo Boaventura, a geração de Dias e outros com cerca de 40 anos de militância traz na sua história conquistas como o colete à prova de balas, risco de vida, Dia Nacional do Vigilante e a aposentadoria especial, mas ressaltou que a nova geração de vigilantes tem novos desafios.

Entre esses desafios, estão “a luta para conquistar um piso nacional, a aprovação do estatuto da segurança privada para a atualização da legislação do setor e a efetividade da aposentadoria especial do vigilante e tantas outras demandas e necessidades da categoria”.

O presidente da CNTV citou ainda o desafio de lutar para manter o mercado de trabalho diante das novas tecnologias, como o Pix e os drones, que reduzem as vagas de vigilantes no transporte de valores, na vigilância de áreas abertas e outras funções. Clique aqui para ver o vídeo com Boaventura.

Senador Paulo Paim

Paim - IMG_20230219_105836_681
Paim enviou saudação por vídeo

O senador Paulo Paim (PT), um grande aliado das causas dos vigilantes no Senado, enviou um vídeo de saudação à nova direção e à categoria. “É com imensa alegria que quero saudar a nova diretoria desse sindicato, da gestão 2023-2027, que está tomando posse, e em teu nome, Dias, cumprimento toda a diretoria, todos os trabalhadores dessa importante categoria”, disse o Senador.

“Quero dar meus parabéns e desejar boa sorte à nova diretoria, na certeza que podem contar sempre com nosso apoio, somos companheiros e amigos em todos os momentos, vida longa ao Sindivigilantes do Sul e ao povo brasileiro”, completou. Clique aqui para ver o vídeo de Paim.

“Para nós é uma honra estar participando dessa posse porque há anos participamos, juntamente com o companheiro Dias e com outros diretores que são mais antigos, dessa luta que não é fácil, pelos direitos e conquistas dos trabalhadores da categoria. Estamos aqui para comemorar com vocês, um abraço a todos e uma boa gestão para essa nova diretoria”, disse o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Pelotas, Marcelo Pucinelli Alves.

Amarildo - IMG_20230219_112527_862
Presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci

Já o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, cumprimentou a nova diretoria e destacou que a luta dos vigilantes é a mesma da classe trabalhadora, por trabalho digno e pela construção de um novo país, mais justo e soberano.

“Boa gestão, boa luta, a categoria está de parabéns porque reconduziu esta direção à frente dos vigilantes e contem com a CUT, porque nós todos temos que estar juntos na luta para reconstruir o país, para que o Brasil volte para as mãos dos trabalhadores e trabalhadoras de onde nunca deveria ter saído, viva os vigilantes, viva o Sindicato dos Vigilantes, viva a classe trabalhadora”, conclamou Amarildo.

Também se manifestaram com cumprimentos e desejos de sucesso à nova gestão o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Uruguaiana, Luis Carlos Corrêa da Silva, o vereador de Alvorada Júlio Bala (MDB); Bruno Matos, representando a deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) e Marcelo Carlini, da direção estadual da CUT-RS.

Metas da nova direção

Dias - IMG_20230219_112932_260
Presidente Dias

Ao final do ato de posse, Dias agradeceu a presença de todos que prestigiaram o evento, destacando que os sindicatos continuam sendo muito importantes para os trabalhadores e trabalhadoras pois, segundo ele, até mesmo quem diz que não gosta do sindicato vem pedir ajuda do sindicato quando acontecem crises, como a que está atingindo uma grande empresa de vigilância do Estado, a Seltec, neste momento.

“Esta diretoria que está assumindo agora, já estava na luta bem antes da posse”, afirmou o presidente, destacando que na gestão dele o sindicato passou a atuar realmente em todo o Estado, na capital e no interior, no litoral, nas Missões, na Região Carbonífera, “onde o trabalhador estiver nós estamos lutando por ele”, garantiu.

Entre as metas da diretoria que assume, estão a continuidade da luta pela valorização da profissão, por melhores salários e melhores condições de trabalho, a aprovação do estatuto da segurança privada, aprovação do projeto anticalote e das cotas de vagas para as mulheres nos contratos, o combate às empresas picaretas e a defesa da aposentadoria especial, além do fortalecimento da atuação do sindicato junto às bases da capital e do interior.

Também se manifestou o vice-presidente da direção anterior, Luiz Paulo Motta, que assume novo mandato como diretor, agradecendo o apoio da categoria.

Integram a nova diretoria:

– Loreni dos Santos Dias
– Marieli Vieira da Silva