Apedido da CUT-RS, Federações e Sindicatos filiados denuncia que golpistas querem retirar direitos dos trabalhadores

Apedido-da-CUT-300x161

Sob o título “Golpistas do impeachment querem retirar direitos dos trabalhadores”, a CUT-RS, federações e sindicatos filiados publicaram nesta quinta-feira (10) um apedido na página 3 do jornal Correio do Povo. “Eles são os mesmos que vêm tentando aprovar medidas no Congresso Nacional, que atacam direitos trabalhistas e precarizam o trabalho”, aponta o texto.

“Por inúmeras vezes fomos às ruas em defesa das reivindicações dos trabalhadores, fazendo greves e mobilizações. Mantemos as nossas críticas à política econômica do ministro Levy, que tem gerado desemprego e redução de programas sociais. No entanto, temos certeza de que o que virá, se os golpistas tiverem êxito, é muito pior para a classe trabalhadora, à juventude e ao povo brasileiro”, ressalta as entidades.

Além de desmascarar a agenda dos golpistas, o apedido faz uma convocação. “Chamamos os trabalhadores e as trabalhadoras, do campo e da cidade, e todos os movimentos sociais, cidadãos e cidadãs, que tem compromisso com um país justo e igualitário, a participarem da 20ª Marcha dos Sem, que ocorre nesta sexta-feira, dia 11, com largada às 14h, na Rótula das Cuias, em Porto Alegre.”

“Vamos tomar as ruas para enfrentar o ódio e a intolerância, desmascarar os golpistas e defender a democracia”, conclui o texto.

Leia a íntegra do apedido:

Marcha-dos-Sem-final-300x99

Golpistas do impeachment querem
retirar direitos dos trabalhadores

Na qualidade de dirigentes sindicais, vimos denunciar que os golpistas do impeachment da presidenta Dilma querem, na realidade, retirar direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e afrontar a democracia. Eles são os mesmos que vêm tentando aprovar medidas no Congresso Nacional, que atacam direitos trabalhistas e precarizam o trabalho.

Por inúmeras vezes fomos às ruas em defesa das reivindicações dos trabalhadores, fazendo greves e mobilizações. Mantemos as nossas críticas à política econômica do ministro Levy, que tem gerado desemprego e redução de programas sociais. No entanto, temos certeza de que o que virá, se os golpistas tiverem êxito, é muito pior para a classe trabalhadora, à juventude e ao povo brasileiro. Veja:
Os golpistas são os mesmos que querem aprovar o PLC 030/2015 (antigo PL 4330), que prevê a terceirização sem limites e está em tramitação no Senado. Seria uma volta aos tempos da escravidão.

Os golpistas são os mesmos que defendem a flexibilização da CLT, a idade mínima para a aposentadoria e a prevalência do negociado sobre o legislado, que foi barrada na Câmara dos Deputados

Os golpistas são os mesmos que pregam o fim da política nacional de valorização do salário mínimo, responsável por um aumento real de 57,62% entre 2004 e 2015, alegando que não é compatível com a “produtividade” do Brasil.

Os golpistas são os mesmos que se opõem às pautas da classe trabalhadora no Congresso, como a ratificação da Convenção 158 da OIT que proíbe demissões imotivadas e trava a rotatividade.

Os golpistas são os mesmos que condenam programas como Bolsa Família, Pronatec, Prouni, Mais Médicos e tantos outros dirigidos aos pobres e aos negros, que antes dos governos Lula e Dilma não tinham vez.

Os golpistas são os mesmos que apoiam o PLS 131/2015, do senador José Serra (PSDB), que prevê o fim do regime de partilha do pré-sal, retirando recursos da saúde e da educação e prejudicando a soberania nacional.

Os golpistas são os mesmos que estão envolvidos em esquemas de corrupção e tentam impedir que continuem as investigações, pois a lei anticorrupção que permite a prisão de corruptores foi assinada pela presidenta Dilma em 2012.

Os golpistas são os mesmos que protegem meia dúzia de famílias que controlam os meios de comunicação, que definem o que é divulgado ou ignorado, falseiam e manipulam informações para enganar o povo.

Os golpistas são os mesmos que defendem a violação de direitos das mulheres e a redução da maioridade penal, tentando eliminar avanços nos direitos sociais e no respeito à diversidade.

Os golpistas são os mesmos que não aceitam o resultado das urnas, tentam inviabilizar o país e são aliados do deputado Eduardo Cunha, acusado de ter contas na Suíça, ter recebido propina de banqueiro, que não tem legitimidade para ser presidente da Câmara e que já devia ter sido cassado.

Vamos tomar as ruas para enfrentar o ódio e a intolerância, desmascarar os golpistas e defender a democracia.

Não ao golpe e ao retrocesso!
Em defesa dos direitos dos trabalhadores!
Juntos pela democracia! Fora Cunha!

CUT-RS-pequeno

CUT-RS, Federações e Sindicatos filiados