OUTUBRO ROSA TEM APOIO TOTAL DO SINDIVIGILANTES

Diretora Elisa Araújo, funcionárias Tatiana Barbosa, Paola Barbosa, Andressa Ferreira, Vitória Paiva, e Natacha, filha da diretora, comprometidas com a campanha

Na sede do Sindivigilantes do Sul, neste mês, a decoração é alusiva ao Outubro Rosa, a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama que acontece todos os anos no Brasil e em muitos outros países.

Diretoras, diretores, apoios, funcionários, funcionárias estão dando apoio total ao movimento, ajudando na divulgação das orientações do Ministério da Saúde que buscam chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce e outros cuidados contra a doença.

Entrada, murais, site, Facebook, mensagens do Whatsapp, tudo lembra o Outubro Rosa no Sindivigilantes. Na próxima semana, um material impresso sobre o tema começará a ser distribuído também.

Além disso, o sindicato disponibiliza consultas gratuitas com ginecologista para todas as mulheres da categoria, sócias e não sócias, basta ligar para o sindicato:

(51)3225-5070 (fone/whatsapp)

As consultas gratuitas continuarão disponíveis após a campanha.

WhatsApp Image 2023-10-11 at 15.48.22

Sinais e sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Não há uma causa única para o câncer de mama.

Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Exames

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado.

Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

Prevenção

Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco da mulher desenvolver câncer de mama.

Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas.

Amamentar é também um fator protetor.

Se ame, se cuide!
Marque sua consulta!