Secretário da Segurança recebe direção e garante total apoio à vigilância 24h nos bancos

Audiência Schirmer 1
Schirmer e Dias, ao centro, coronel Biachi, Motta,
Mariza e Lauxen

Audiência Schirmer
Ele pretende encaminhar um projeto de lei
para todo o Estado à Assembleia Legislativa

O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, recebeu hoje à tarde (1º) a direção do Sindivigilantes do Sul, em seu gabinete, e garantiu total apoio à luta do sindicato pela implantação, em todo o Estado, da lei da vigilância armada 24 horas nas agências bancárias. Ele se mostrou muito entusiasmado com a proposta e adiantou que está elaborando um projeto de lei estadual com esse objetivo, para aprovação na Assembleia Legislativa.

“Somos parceiros, estamos juntos, a segurança pública precisa dos vigilantes, os vigilantes podem nos ajudar muito e o povo gaúcho espera que possamos trabalhar juntos em favor da segurança pública”, afirmou Schirmer. Compareceram à audiência o presidente do sindicato, Loreni Dias, o vice-presidente eleito, Luis Paulo Motta, a diretora de Assuntos da Mulher e secretária-geral eleita, Mariza Abrão, e o assessor jurídico Paulo Cezar Lauxen.

Eles disseram ao secretário que o projeto do vigilante 24 horas foi aprovado e sancionado (já  é lei) em 33 municípios, sendo que já venceu o prazo para os bancos se adaptarem em 22 cidades, mas não está sendo cumprido por nenhum banco, ainda. Schirmer recebeu do presidente, com o pedido de apoio, a relação completa desses municípios, uma cópia da lei aprovada na capital, como exemplo, e o parecer do departamento jurídico do sindicato que assegura a constitucionalidade da lei.

Schirmer ficou muito satisfeito com essas informações, disse que não têm dúvidas da prerrogativa dos municípios para legislar sobre o assunto e pediu a colaboração do sindicato na elaboração da lei estadual. “Conto com a ajuda de vocês para isso”, disse ele, além de assegurar o reforçpo da SSP para pressionar os bancos a cumprirem a lei onde já foi aprovada.

Também estavam na audiência o coronel Eduardo Biachi, diretor do Departamento de Gestão Estratégica da SSP, o assessor parlamentar, Felipe Silva, e o major Cleber Bastianello, ajudante de ordens. Durante o encontro, eles relataram que tinham acontecido dois assaltos a banco no dia de hoje.

Segundo o secretário, a legislação federal determina que os bancos, para instalarem suas agências, precisam da autorização da Segurança Pública dos estados, mediante apresentação de um plano de segurança bancária, mas isto não vinha sendo cobrado. Agora a secretaria passará a fazer essa exigência, acrescentou, sinalizando que vai endurecer a fiscalização em relação a isso.

Ele contou que tem dito aos bancos que a obrigação do Estado com a segurança “é da porta da agência para fora, da porta do banco para dentro a obrigação é do banco”.  Observou ainda que os bancos “estão tendo um lucro fantástico”, e trabalham com dinheiro, que atrai as quadrilhas, e por isso precisam assumir mais compromisso pela segurança dos seus estabelecimentos, as 24 horas do dia.

Também pediu informações sobre a categoria e ficou impressionado com o número de municípios abrangidos pelo sindicato e com o número de vigilantes. Por fim, Schirmer agradeceu a contribuição do sindicato para o tema e convidou os diretores a retornarem à secretaria para conversarem mais sobre as questões de segurança. O secretário ainda gravou uma mensagem em vídeo aos vigilantes que logo colocaremos no ar.