CAMPANHA DO DETRANRS BUSCA ESTIMULAR O USO CINTO DE SEGURANÇA NO BANCO DE TRÁS

O cinto salva vidas e é obrigatório

O cinto salva vidas e é obrigatório



Está no ar a a nova campanha de segurança no trânsito do DetranRS, que busca estimular o uso de cinto de segurança no banco traseiro, lançada na Expointer, dia 26 de agosto. Embora seja obrigatório, ele muitas vezes ainda não é utilizado.

O uso nos bancos dianteiros já está incorporado à cultura do brasileiro. Alguns veículos mais novos até trazem lembretes sonoros para isso.

Mas o uso no banco traseiro ainda levanta dúvidas, inclusive sobre sua obrigatoriedade. A campanha quer esclarecer alguns mitos e tornar o uso do cinto no banco de trás tão natural quanto nos bancos da frente.

O diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli, falou da contribuição que o DetranRS vem dando para a pauta da segurança, com o combate a alcoolemia e a mortalidade no trânsito.

“Temos a responsabilidade de tentar evitar milhares de mortes a cada ano. Sabemos que cada morte é o luto de uma família, e poupar cada uma delas é o que nos move”, disse.

Pesquisa para a campanha

Para desenvolver a campanha, a agência Escala levantou alguns dos motivos que pessoas utilizam para justificar a falta do cinto de segurança no banco traseiro.

Desconforto, sensação de segurança maior do que no banco da frente, confiança no motorista, deslocamento curto e, surpreendentemente, boa parte das pessoas não sabe que é obrigatório.

As peças da campanha buscam combater esses argumentos, comparando o tempo de formular a desculpa ao ato quase reflexo de colocar o cinto. Todas as peças ainda reforçam a obrigatoriedade do cinto no banco de trás.

O argumento principal é que não tem desculpa para não usar o cinto no banco de trás, já que quando confrontados com fatos, nenhuma desculpa se sustenta. O VT foi produzido pela Zepp Filmes.

Nunca pensamos que podemos sofrer um acidente, mas quando isso ocorre, estar com o cinto faz toda a diferença.

Clique aqui para ver vídeo da campanha.