FESTA COM TCHÊ BARBARIDADE E  BAMBAS LOTA A CASA DO GAÚCHO

Baile durou a tarde toda, até início da noite

Baile durou a tarde toda, até início da noite

A Festa do Vigilante deste domingo (18) repetiu o sucesso dos últimos anos, com grande comparecimento de vigilantes, familiares e convidados especiais. Conforme a organização do evento, 2.360 pessoas lotaram o salão térreo e o mezanino da Casa do Gaúcho, na capital. O evento também marcou a posse oficial da nova direção do Sindivigilantes do Sul.

O festejo foi longe, começou no final da manhã e só terminou à noite, no ritmo dos Bambas da Orgia e do conjunto Tchê Barbaridade, que se encarregaram da animação musical.

Além dos vigilantes da capital e arredores, participaram comitivas vindas de Camaquã (dois ônibus), litoral (um ônibus), Cachoeira do Sul (um ônibus) e São Jerônimo (um ônibus e duas microvans).

Entre os convidados especiais, compareceram o presidente da CUT estadual, Claudir Nespolo, o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), José Boaventura Santos, o deputado estadual Adão Villaverde (PT), o deputado federal Dionilso Marcon (PT) e o vereador Paulinho de Odé (PT), de Canoas.

         Diretoria empossada

Dias agradeceu votação recebida na eleição

Dias agradeceu votação recebida na eleição

Enquanto ainda transcorria o almoço, a diretoria eleita no início do ano para o próximo quadriênio 2017-2021, com Loreni Dias na presidência, subiu ao palco e foi declarada empossada pelos presidentes da CUT e CNTV. “Quero agradecer a todos que votaram em nós, a todos que apoiaram a nossa direção nessa eleição”, disse Dias. “Também quero agradecer ao nosso corpo jurídico, que foi fundamental para nossa posse”, acrescentou.

Ele recordou a expressiva votação recebida na eleição: chapa 1: 1.036 votos (61,96%), chapa 2: 411 votos (24,58%), chapa 3: 225 votos (13,45%). Também lembrou que a festa já se tornou uma tradição, que vem se repetindo sempre com grande presença da categoria, animada por conjuntos de renome, como forma de homenagear o Dia do Vigilante, comemorado dia 20 de junho.

“Para a CUT é uma honra dar posse a essa combativa diretoria, na comemoração do Dia do Vigilante”, discursou Claudir. Ele se dirigiu aos familiares dos diretores e diretoras, pedindo paciência e compreensão, pois são muito importantes para a categoria e muito exigidos nas suas tarefas sindicais. “Não faltará o apoio da CUT nesta jornada de lutas”, garantiu.

Claudir enfatizou o momento difícil que os trabalhadores atravessam, porque, segundo ele, “se instalou em Brasília uma quadrilha de ladrões que estão roubando as aposentadorias e os direitos trabalhistas da classe trabalhadora”. Por fim, conclamou todos a participarem da greve geral marcada para o dia 30 de junho.

Claudir ressaltou a greve geral, marcada para o dia 30

Claudir ressaltou a greve geral, marcada para o dia 30

Dia do Vigilante

O presidente da CNTV e do Sindicato dos Vigilantes da Bahia destacou que o Dia do Vigilante foi instituído oficialmente através de um projeto de Lei de autoria de um gaúcho, o senador Paulo Paim: “No dia a dia, os vigilantes muitas vezes não são vistos pelas pessoas”, disse Boaventura. “Por isso é importante o Dia Nacional do Vigilante, para lembrar da importância dessa categoria”, completou.

Boaventura cumprimentou a diretoria empossada e alertou os vigilantes gaúchos para os prejuízos que a categoria sofrerá com as reformas trabalhista e da Previdência, se forem aprovadas. “A aposentadoria aos 25 anos acaba, se for implementado este nefasto projeto da reforma da Previdência”, ressaltou. E completou, com o apoio de todos: “Fora Temer!”.

Ele ainda relatou que, na Bahia, a categoria acaba de sair de uma greve vitoriosa, de 15 dias, como reação à tentativa dos patrões de dobrar o sindicato e humilhar os vigilantes. As empresas ofereceram apenas 1% de reajuste mas, com a greve, foi conquistado o reajuste de 6% (inflação mais 0,5%) e a diminuição do desconto de vale refeição de 20% para 15%.

Sorteio de brindes

Um momento muito esperado no evento foi o sorteio dos brindes, que aconteceu no início da tarde, enquanto do lado de fora o clima começava a mudar, com muita chuva e a temperatura caindo rapidamente. Foi sorteada para os sócios uma boa quantidade de prêmios, como televisores, refrigerador, bicicleta, batedeiras, cafeterias, ar condicionado, entre outros.

Foram sorteados muitos brindes para os associados

Foram sorteados muitos brindes para os associados

Os ingressos para o festejo foram trocados por alimentos. A arrecadação total ainda não foi contabilizada, mas calcula-se que meia tonelada de produtos alimentícios tenham sido doados pelos vigilantes presentes na festa. Eles serão todos repassados para instituições assistenciais e de caridade.

Dias contou que recebeu muitos cumprimentos dos presentes pela festa e agradeceu a todos e todas que ajudaram na organização do evento. “É uma alegria ver a categoria feliz e festejando o seu dia, é uma justa homenagem para quem trabalha tanto e tem tanta importância para a segurança da sociedade”, afirmou o presidente do Sindivigilantes do Sul.