FISCALIZAÇÃO DO SINDICATO COMPARECE NA GOCIL PARA EXIGIR PAGAMENTO IMEDIATO DOS SALÁRIOS

Dirigentes do Sindivigilantes foram na sede da empresa, na capital

Uma comissão de fiscalização do sindicato compareceu na sede da Gocil Serviços de Vigilância e Segurança, na manhã desta segunda-feira (11), em Porto Alegre, para pedir explicações e exigir o pagamento imediato dos salários dos vigilantes que ainda não receberam este mês.

Nenhum gerente ou coordenador foi encontrado na empresa, mas uma funcionária do setor de Recursos Humanos informou que até o fim da tarde todos os trabalhadores e trabalhadoras serão pagos.  Alguns vigilantes confirmaram que seus salários tinham sido depositados nas primeiras horas da manhã.

“Mesmo assim isso está errado, porque já estamos no dia 11 e o pagamento correto é até o quinto dia útil do mês”, afirmou a diretora Elisa Araújo, que estava na fiscalização com os diretores Luis Paulo Motta, Marcos Gesiel Cunha, e os apoios Eleandro Marques e Luis Carlos Borges.

“Agora nos preocupa que não atrasem o pagamento do décimo-terceiro dos vigilantes”, acrescentou a diretora.

WhatsApp Image 2023-12-11 at 10.34.52

A Gocil está em recuperação judicial desde o final de setembro e esta situação, mais o atraso de salários, vem causando grande preocupação para seus funcionários e para o sindicato também.

Por esse motivo, o presidente do Sindivigilantes, Loreni Dias, marcou uma reunião quarta-feira com a direção da Gocil para buscar esclarecimentos sobre a situação da empresa, se há risco de pedir falência, e como fica o pagamento dos direitos dos trabalhadores, como a segunda parcela do décimo-terceiro.

“Como sempre, nós vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para garantir os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, disse Dias.

Ele alerta que os vigilantes assinem o contracheque – ou qualquer outro documento – sempre com a data do dia em que estão recebendo, nunca uma data retroativa, pois isso serve como comprovação dos atrasos.

O sindicato orienta, ainda, que não assinem rescisão de contrato por acordo mútuo, pois acabam tendo prejuízo no bolso, recebem apenas uma parte dos seus direitos e ficam sem o seguro-desemprego.

Em caso de dúvida, devem procurar a assessoria jurídica, nos plantões de segunda, terça e quarta-feira, das 10h às 14 horas, no sindicato.

A Gocil atende os postos da Amazon, Fedex, Magazine Luiza, Universidade de Caxias do Sul, Ulbra, entre outros.