Projeto Vigilante 24 horas passa em Tramandaí e São Miguel

Câmara de Tramandaí Diassite
Presidente Dias ocupou a tribuna da Câmara de Tramandaí

Teve votação do Projeto Vigilante 24 horas, nesta segunda-feira (15), no Litoral e Região das Missões. Em Tramandaí, ele recebeu aprovação por unanimidade, em sessão que foi acompanhada pelo presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, e diretores e apoios do Sindicato. A proposta também recebeu o apoio de todos os vereadores de São Miguel das MIssões, com a presença de representantes da direção,  apoios do Sindivigilantes do Sul e trabalhadores da região.

Tramandaí aprovaçãosite
Vereadores, diretores e apoios do sindicato
comemoraram a aprovação

“Este não é um projeto eleitoreiro, é um projeto do povo trabalhador e da população em geral, que represesnta segurança e trabalho para todos, quem for contra este projeto é contra a população que o elegeu”, disse o presidente Dias, no espaço que recebeu para se manifestar no plenário da Câmara Municipal de Tramandaí. O projeto, agora, como todos os demais, vai à sanção (assinatura) do prefeito, para virar lei e passar a vigorar na cidade.

Caso o prefeito não assine, vetando a lei, os vereadores ainda podem derrubar o veto, por maioria absoluta, fazendo ela valer mesmo assim. É o que deve acontecer em Santo Ângelo, onde aconteceu a discussão do veto à lei do prefeito Valdir Andres (PP), na sessão de ontem, mas não chegou a acontecer a votação. Nas contas do sindicato, a maioria dos vereadores se dispõe a votar pela derrubada do veto, apesar da pressão do Sicredi e outras cooperativa.

São Miguel aprovaçãosite
Representantes do sindicato e vereadores,
após votação em São Miguel das Missões

O PL da vigilância armada 24 horas prevê a obrigatoriedade da vigilância armada nas agências bancárias e cooperativas de crédito, dia e noite, de forma ininterrupta, inclusive nos finais de semana e feriados. Inclui também a exigência da instalação de equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramente, porta eletrônica, cabines de proteção para os vigilantes, biombos e divisórias para os clientes.

Semana passada, a campanha teve outra importante vitória com a aprovação em Canoas, um dos maiores municípios do Estado. Até agora, o projeto já foi aprovado em 42 cidades: Alegrete*, Alvorada, Amaral Ferrador*, Arroio Grande, Bagé, Balneário Pinhal*, Butiá, Camaquã, Candiota*, Canguçu, Canoas*, Cerrito, Cerro Grande do Sul*, Charqueadas, Cidreira*, Cruz Alta, Estrela, Gravataí, Herval, Imbé, Jaguarão, Morro Redondo*, Mostardas, Nova Prata*, Nova Santa Rita*, Osório, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado*, Piratini, Portão, Rosário do Sul*, Santo Ângelo*, São Francisco de Assis*, São Gabriel, São Jerônimo, São Leopoldo*, São Miguel das Missões*, Tapes*, Tramandaí*, Tupanciretã*, Viamão*.

Nas marcadas com asterisco, ainda falta ser sacionada (assinada) para virar lei. Depois disso, os bancos têm um prazo, que varia, entre 90 e 120 dias, normalmente, para se adaptar e começar a contratar.

Canoas aprovaçãosite
Votação em Canoas, semana passada, também
foi favorável