SINDICATO INTERCEDE POR VIGILANTES DE AGÊNCIA DO BANRISUL COM CASO DE COVID-19, EM GENERAL CÂMARA

Coronavírus-Publicdomainpictures



Uma ação do Sindivigilantes do Sul provocou o fechamento da agência do Banrisul em General Câmara, nesta quarta-feira, onde um funcionário teve resultado positivo no teste para a Covid-19. O representante do sindicato na região Carbonífera, Eduardo Blauth, o Dudu, recebeu a denúncia e alertou o presidente Loreni Dias, que tomou providências para a proteção dos vigilantes do posto.

Os quatro, funcionários da Epavi, fizeram o teste rápido para o coronavírus, que foi providenciado pela empresa após a intervenção do presidente, e os resultados deram todos negativos, felizmente.

Segundo a denúncia, sexta-feira foi confirmado o primeiro caso de coronavírus na agência, mas ela foi mantida em funcionamento. O fiscal da Epavi foi avisado mas não tomou nenhuma providência e manteve os vigilantes do banco trabalhando normalmente.

Depois, chegou a dizer que os vigilantes pagassem passagens do próprio bolso e viessem de ônibus a Porto Alegre para fazer os testes. Mas, avisado por Dudu desse absurdo, Dias ligou para o dono da empresa, Sílvio Pires, que enviou um representante e uma enfermeira à cidade para realizar os exames dos trabalhadores.

“A empresa afastou todos os vigilantes do posto, eles foram testados e nenhum deu positivo, todos negativados, graças a Deus”, disse Dudu. A agência foi fechada para ser totalmente higienizada”, completou.

Ele ressalta que qualquer novo caso deve ser comunicado imediatamente ao sindicato, para que sejam tomadas providências urgentes. Qualquer demora no afastamento de todos e da testagem aumenta o risco de contágio dos trabalhadores.

Em Porto Alegre, terça-feira (21), mais uma agência do Banrisul foi fechada na capital, com a fiscalização conjunta do Sindivigilantes do Sul e Sindicato dos Bancários, na avenida Assis Brasil. Semana passada, outra agência já tinha sido fechada, na rua Duque de Caxias, pelo mesmo motivo, ou seja, um dos funcionários com a Covid-19.