SINDICATO ACERTA COM A PF DETALHES PARA EMISSÃO DA CNV EM PVC

Elias, delegado Picarelli, Motta e Débora

Elias, delegado Picarelli, Motta e Débora



Representantes do Sindivigilantes do Sul tiveram reunião com o delegado Marcelo Picarelli, titular da Delegacia de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal (Delesp/PF) no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (1º). O vice-presidente Luiz Paulo Motta, o gestor da entidade, Elias Vieira, e a funcionária Débora Santos, da secretaria geral, foram acertar com o delegado os detalhes para a emissão, pelo sindicato, da carteira nacional de vigilante em PVC.

As tratativas começaram há mais de um ano com o próprio delegado. Ele ficou muito satisfeito ao saber que o sindicato já conseguiu a liberação com a PF de Brasília para substituir a carteira em papel por uma nova CNV, mais apresentável, resistente e moderna.

No encontro, Picarelli foi informado das providências que o sindicato está tomando e repassou algumas orientações importantes.

A carteira será emitida através de um sistema informatizado no sindicato, que estará ligado diretamente à PF em Brasília. O documento será impresso com as informações tal como constam no Gestor Eletrônico de Segurança Privada (Gesp) da PF, ou seja, o sindicato não poderá fazer nenhuma alteração nos dados do vigilante e nem trocar a foto que consta no cadastro da polícia.

Caso haja alguma irregularidade no registro do contrato do vigilante no Gesp ou a falta do registro, a carteira será bloqueada e não poderá ser feita. Neste caso, a PF deverá ser avisada pelo sindicato.

“Isto vai ser ótimo porque vai nos ajudar a fiscalizar as irregularidades nas empresas, se os contratos estão sendo lançados no nosso sistema, e vai ser mais uma segurança para os sindicalizados”, disse o delegado. O sindicato já detectou o caso de um vigilante, por exemplo, que estava há nove meses numa empresa mas ainda não constava no cadastro da PF.

Delegado Marcelo Piccarelli (10) SITE 2

Quando situações como esta ou outras irregularidades acontecerem, Picarelli orientou que o sindicato faça um ofício pedindo que a empresa regularize a situação do vigilante, enviando uma cópia do ofício à PF. A polícia vai acompanhar o caso e conferir se as providências foram tomadas pela empregadora.

O sindicato está finalizando os detalhes técnicos de informática para começar a imprimir a carteira. Aguarde mais informações, em breve.