MAIORIA DAS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS EM 2021 PERDEU PARA A INFLAÇÃO. NÚMERO DE REAJUSTES PARCELADOS AUMENTOU

Metalúrgicos do ABC, em São Paulo

Metalúrgicos do ABC, em São Paulo



O desempenho das negociações salariais no Brasil, avaliadas até novembro pelo Dieese, é negativo para os trabalhadores e trabalhadoras.

A maioria ou quase a metade (48,8%) dos acordos analisados ficou abaixo da inflação, medida pelo INPC-IBGE. Segundo o instituto, aumentou o número de reajustes com parcelamento, provável reflexo do aumento da inflação no país neste ano.

Assim, de janeiro a novembro, segundo o Dieese, os reajustes salariais acima do INPC representaram apenas 16,5% do total.

Os reajustes abaixo da inflação são 48,8% e os iguais à inflação 34,7%. A variação média dos reajustes está em -0,86%.

No mesmo período, 11,3% dos acordos tiveram parcelamento dos reajustes.

Ao longo do ano, cresceu o índice necessário para repor perdas salariais. Em dezembro, o INPC acumulado em 12 meses foi de 10,16%. Em 2020, esse índice somou 5,45%.

Reposição se consegue com luta

Não existe reposição automática da inflação, não há lei e nem norma trabalhista para isto, é algo que se consegue com luta, na negociação com as entidades patronais.

Algumas categorias profissionais conseguiram assegurar reajustes equivalentes ao INPC, caso dos metalúrgicos do ABC paulista (foto), por exemplo. Os bancários já haviam assegurado, em 2020, acordo com dois anos de duração.

Por sua vez, os químicos no estado de São Paulo também asseguram reajuste pela inflação. Segundo cálculos do Dieese, só os reajustes dos metalúrgicos do ABC e dos químicos representam R$ 2,2 bilhões a mais na economia.

Vigilantes no RS tiveram grande conquista

Isto demonstra a grande conquista que os vigilantes da base do Sindivigilantes do Sul e dos sindicatos de São Leopoldo, Pelotas e Uruguaiana tiveram no Estado. Eles garantiram a reposição integral da inflação na data-base, primeiro de fevereiro, mais uma parcela de recuperação da perda de 2020 (0,76%), somando 10,92% de reajuste salarial.

Leia mais clicando no link:

Atenção vigilantes: será de 10,92% o reajuste dos salários na data-base, em fevereiro

Fonte: Sindivigilantes do Sul, com informações do Dieese e da RBA – Rede Brasil Atual.

Foto: Adonis Guerra – SMABC