Prefeito de Cerro Grande do Sul começa a notificar os bancos

cerro-grande-site
Dias, o prefeito Sérgio, e os apoios Elisa e Fabiano

Em audiência na tarde de ontem (8), o prefeito de Cerro Grande do Sul, Sérgio Silveira da Costa (PMDB) informou ao presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, que começa a notificar nesta sexta-feira (9) os bancos da cidade que não estão cumprindo a lei do Vigilante 24 horas. O projeto, de autoria do vereador Breninho (PP), foi aprovado, sancionado pelo prefeito e já venceu o prazo, em novembro, dos bancos colocarem a lei em prática.

Como em outros municípios, ela diz que todas as agências de bancos ou cooperativas de crédito devem ter vigilância armada as 24 horas do dia, com profissional regularizado, inclusive nos feriados e finais de semana. O prefeito recordou que já houve assalto com explosão de caixa eletrônico numa agência da cidade e acredita que, com essa lei, a cidade ficará mais segura, além da geração de mais empregos para a comunidade.

Caso os bancos continuem desrespeitando a norma legal, depois de notificados, a Prefeitura pode aplicar as multas previstas. Dias, que estava acompanhado dos apoios Fabiano Mendes e Elisa Araújo, disse que é essa atitude que ele espera dos prefeitos onde a lei já está em vigor, pois a fiscalização cabe aos municípios. Por outro lado, informou que o sindicato já protocolou um ofício na Polícia Federal denunciando todos os municípios onde os bancos não estão cumprindo a nova legislação.

São eles: Alvorada, Butiá, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Entre Ijuís, Mostardas, Nova Santa Rita, Osório, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São Jerônimo, São Miguel das Missões, Tapes, Triunfo, Tupanciretã, Viamão. Na capital, o prefeito José Fortunati (PDT) assinou e o Diário Oficial publicou a lei, de nº12.152, dia 3 de novembro.