NOTA DE REPÚDIO AO MACHISMO PRECONCEITO

A todos e todas que nos perguntam sobre a posição deste Sindicato a respeito da polêmica em Viamão envolvendo o cidadão que se intitula “Tiago Vigilante”, assessor da vereadora Eda Giendruczak (PDT), a única vereadora da cidade, esclarecemos que repudiamos qualquer manifestação de machismo e preconceito contra a mulher.

O mesmo fez um comentário inaceitável no seu perfil no Facebook sobre o estupro coletivo de uma jovem no Rio de Janeiro, recentemente, que não admitimos vindo de ninguém. Muito menos de alguém que ousa usar o nome da nossa categoria, que lutamos diariamente para valorizar na sociedade.

Ele chegou a fundar um sindicato de fachada em Viamão, para dividir e enfraquecer a categoria, com o apoio dos patrões, da antiga diretoria do nosso sindicato, da Força Sindical e da Federação dos Vigilantes. Atitudes e opiniões como essas, não representam em nada o pensamento ou vontade da categoria e muito menos de nossa diretoria, pelo contrário.

Temos na profissão muitas mulheres vigilantes. Na nossa direção, inclusive, temos uma diretora para Assuntos da Mulher, pois entendemos que a luta por igualdade das mulheres é uma luta que diz respeito a todos nós,trabalhadores e trabalhadoras. A Constituição Federal garante direitos iguais para todos. Não podemos admitir atitudes que rebaixem a dignidade de qualquer ser humano, seja de qual sexo, raça, credo ou nacionalidade for.

As mulheres são donas do seu corpo e são pessoas livres, merecem o nosso respeito e garantias de segurança contra discriminação, estupro e toda forma de violência. Sempre contarão com nosso apoio na sua luta. Já pessoas com esse tipo de manifestação infeliz, preconceituosa e criminosa, terão sempre o nosso repúdio.

LORENI DIAS – PRESIDENTE
SINDIVIGILANTES DO SUL