Categoria rejeita proposta patronal novamente

DSCN2787_site

Federação_site

Na sessão da noite da assembleia geral de ontem, quarta-feira (24), os vigilantes confirmaram a decisão da sessão da manhã e rejeitaram a proposta apresentada pela entidade patronal – Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp-RS). Causou muita indignação na categoria a tentativa dos patrões de impor novas escalas – 1×1, 2×1, 3×1, 4×1, 5×1, 5×2, além de manter a 4×2 – na resposta enviada ao Sindivigilantes do Sul no final da tarde de terça-feira (23).

Além disso, os patrões voltaram a propor 11% de reajuste e vale-refeição de R$ 17,40 em resposta à categoria que, na assembleia passada, tinha encaminhado a solicitação de reposição integral da inflação (11,31%), R$ 18,00 de vale-refeição e fim da escala 4×2. “Para nossa surpresa, na resposta que eles enviaram surgiram cláusulas novas, que nem haviam sido discutidas”, disse o advogado Arthur Orlando Dias Filho, assessor jurídico do sindicato, referindo-se às escalas.

Os patrões alegam que os sindicatos ligados à Federação – como Santa Cruz do Sul e Santa Maria, entre outros – já assinaram acordo nos termos que eles estão propondo e afirmam que não vão assinar um dissídio diferente com o Sindivigilantes do Sul. Uma notícia do dia 7 de janeiro no site da Federação mostra que a entidade participou, desde o início, das negociações com os patrões desses sindicatos que assinaram antes da data-base e sem saber o índice da inflação, divulgado dia 11 último. (Veja a cópia da notícia da Federação).

“Assim fica difícil fazer dissídio, com a categoria divdida”, afirmou o presidente Loreni Dias. “A Federação comprometeu esse dissídio”, completou. Realizada no auditório da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), a assembleia da noite lotou completamente o local, inclusive com trabalhadores e trabalhadoras vindos de municípios próximos. Na manhã desta quinta-feira (25), o presidente Loreni Dias e dirigentes de mais cinco sindicatos que fazem a campanha salarial unificada – Pelotas, Uruguaiana, São Leopoldo, Novo Hamburgo, e Lajeado – informaram à patronal a decisão da categoria.