CONVENÇÃO COLETIVA DOS VIGILANTES JÁ ESTÁ HOMOLOGADA NO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Presidente Dias ressaltou a conquista da categoria

Presidente Dias ressaltou a conquista da categoria



Foi homologado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta quinta-feira (30), o registro da convenção coletiva de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras vinculados ao Sindivigilantes do Sul, com data-base em primeiro de fevereiro.

Clique neste link para ler o documento completo.

A CCT diz que o reajuste deste ano será pago no mês subsequente à sua homologação no MTE, mas é possível que algumas empresas já paguem em outubro. Nada impede que isso aconteça, pois já sabiam da nova convenção há duas semanas, pelo menos.

O aumento salarial de 6,01% é RETROATIVO, assim como o reajuste do vale-alimentação , que foi de 7,5%.  Assim, o salário-base dos vigilantes ficou em R$ 1.590,60 e o VA R$ 21,50.

A cada mês, será paga a diferença de um mês atrasado, a partir de fevereiro deste ano.

Reposição da perda salarial de 2020

Além disso, a CCT repõe o resíduo da perda salarial de 2020, que não teve convenção coletiva, no total de 3,8%. Vão ser cinco parcelas de 0,76% que serão pagas em cima das próximas convenções coletivas, de 2022 a 2026.

Ou seja, além do aumento nas datas-bases, haverá MAIS esse acréscimo referente à reposição de perdas.

Está MENTINDO, portanto, quem anda dizendo que não haverá mais convenção nos  próximos anos, isso é coisa de jegue ou mal-intencionado, sem querer ofender o animal.

O VA também terá mais duas parcelas de 1,65% nas próximas datas-bases, para reposição de perdas.

Novo aumento já em fevereiro!

Além da reposição TOTAL da inflação de 2021, também foi GARANTIDO nessa CCT um novo aumento pela inflação INTEGRAL do INPC, em apenas quatro meses, na próxima data-base (1º/02/2022).

Hoje seria um reajuste de 10,42%, que pode mudar até lá, e MAIS a parcela de reposição de 0,76%.

A reposição integral é uma grande conquista, que merece comemoração, pois acontece em plena crise econômica da pandemia, quando está havendo grande dificuldade nas campanhas salariais de todas as categorias.

Tanto que, segundo o levantamento do DIEESE, a maioria dos sindicatos está fechando acordos ABAIXO da inflação.

Segundo o presidente Loreni Dias, “esta é uma vitória da categoria que precisa ser valorizada. Inclusive, outros sindicatos do Rio Grande do Sul e de outros estados estão nos pedindo informações sobre a nossa CCT para tentarem conseguir a mesma coisa”.

Rescisão complementar dos demitidos

A assessoria jurídica informa que os demitidos em 2021, no período sem convenção coletiva, devem solicitar uma rescisão de contrato complementar ao RH das empresas, para recebimento das diferenças salariais e rescisórias.

Os vigilantes precisam formalizar isso de alguma maneira, por mensagem, por áudio gravado ou entregando uma correspondência com cópia de recebimento assinada pelo RH, para comprovar a solicitação, se for preciso.

Qualquer dúvida ou dificuldade junto à empresa, procurar a assessoria jurídica do sindicato.

ESTA CCT FOI UMA GRANDE CONQUISTA DA CATEGORIA, SÓ PELEGO E TRAÍRA QUE NÃO RECONHECE. VIVA A RESISTÊNCIA E LUTA DOS VIGILANTES, JUNTOS SOMOS FORTES, JUNTOS NÓS VENCEMOS E AVANÇAMOS!

Nota: Fizemos uma correção no texto referente aos demitidos e se houver alguma dúvida, sobre este ou outro item, favor procurar a assessoria jurídica no sindicato, de segunda a quarta-feira, a partir das 10 horas.