Presidenta Dilma sanciona Lei que estabelece o Dia Nacional do Vigilante

Vamos festejar, agora é oficial. O Diário Oficial da União, em 17/06/2015 publicou a sanção presidencial à Lei 13.136, instituindo o 20 de junho (hoje) como o Dia Nacional dos Vigilantes. Isto representa um grande reconhecimento para a atividade de segurança privada que agora terá uma data-oficial, nacional.

A data de 20 de junho já era comemorada em vários Estados, inclusive no RS, tanto que amanhã (21) acontece a grande Festa do dia do Vigilante.

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania aprovou no último dia 5 de maio o Projeto de Lei 7505/10, do Senado, que institui o Dia Nacional do Vigilante, a ser celebrado em 20 de junho.

O senador Paulo Paim (PT-RS), (autor do projeto) afirmou que a data, 20 de junho, é muito importante por ter sido o dia da sanção da Lei 7.102/83, que regulamentou a atividade profissional de vigilante. “O que buscamos alcançar é a valorização desta profissão e, portanto, do profissional que tem a nobre tarefa de complementar a atividade de segurança pública.” De acordo com o Senador Paim, a maioria dos Estados já instituiu esse dia e a proposta unifica nacionalmente a data.

O projeto de Lei 7505/10, do Senado, foi aprovado no dia 05 de maio na Comissão de Constituição e Justiça e, após passar por outras comissões, foi encaminhado à sanção presidencial. (AI do SindiVigilantes com informações do site da Câmara dos Deputados)
vig