Após denúncia do sindicato, infestação de mosquitos no Foro antigo foi eliminada

Havia risco de transmissão da dengue para os vigilantes e funcionários

O Foro Central antigo, localizado no bairro Praia de Belas, na capital, estava com uma enorme infestação de mosquitos da dengue, devido ao esgoto à céu aberto no  pátio e a sujeira de obras, pois há uma construção em andamento no local. Segundo o diretor Ivo Carioca, que constatou o problema, dia 27 de janeiro, quando foi trabalhar no posto, “o lugar estava sem as mínimas condições de trabalho para os vigilantes e até mesmo com riscos para clientes e funcionários do tribunal”.

Foi encaminhado um ofício do sindicato à empresa Mobra, solicitando que fossem tomadas providências para sanar o problema. Um técnico em segurança no trabalho foi ao prédio para averiguar a denúncia e, na última sexta-feira, foi feita a dedetização do lugar e sábado consertaram o esgoto. Domingo o problema já estava sanado, sem mosquitos, sem risco da dengue. A empresa ficou também de providenciar repelente para os funcionários.

“Neste caso, cabe ressaltar que a empresa, quando foi solicitada, respondeu rapidamente para que as providências necessárias fossem tomadas”, ressalta Ivo. O sindicato alerta os vigilantes para que fiquem atentos para a presença desse mosquito em seu local de trabalho, pois é grande o risco de infecção pela dengue. O mesmo mosquito (Aedes aegypti)  também pode transmitir a febre amarela,  zika e chikungunya.

Uma característica deste inseto são as pequenas manchas brancas por todo o corpo. Como prevenção, é importante evitar o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa ou vasos de plantas. Recomenda-se também o uso de repelente para quem transitar ou permanecer em locais de risco, como foi o caso do foro.