DIRETOR RESPONDE A COMUNICADO DA SELTEC SOBRE ESCALA DO POSTO TRENSURB

Placasite

No dia 05 de maio houve uma reunião na entidade patronal (Sindesp), na qual foi tratado o tema da mudança de escala dos vigilantes no Trensurb, com a firme posição do Sindivigilantes do Sul contrária à escala 4×1, que a empresa Seltec está impondo aos trabalhadores.  “Estão coagindo os vigilantes a aceitarem a mudança”, afirma Marlon Costa, diretor de Política Sociais do sindicato.

Compareceram na reunião, além de Marlon, o diretor Ivo Gomes e o assessor jurídico Jorge Young. Eles sugeriram que a Seltec não substituísse a escala, ainda, uma vez que o Ministério Público do Trabalho, em breve, chamará uma audiência pública para discussão sobre a hora intervalar. Os representantes da Seltec, com a sua assessoria jurídica e o mediador do Sindesp, Ari Farinon, disseram que avaliariam a proposta, desde que o Departamento Jurídico do Sindivigilantes retirasse todas as ações INDIVIDUAIS de vigilantes e recusasse novas ações individuais pedindo a nulidade da escala 12×36, cobrando as horas trabalhadas além da oitava hora na Justiça do Trabalho.

Isso acontece naqueles casos onde os trabalhadores, por imposição da empresa, extrapolam o limite de horas extras dessa jornada. Logicamente, o sindicato não aceitou a proposta da Seltec, tendo em vista que não pode impedir os vigilantes de, individualmente, por sua vontade, ingressarem na Justiça sempre que se sentirem lesados. “É um direito dos vigilantes que trabalham além da oitava hora buscarem o pagamento das horas extras na Justiça, que normalmente ganham, e nós não vamos interferir nisso”, diz Marlon.

O diretor alerta que “pelegos da oposição” estão divulgando uma mentira da empresa, dizendo que o sindicato é contra a 12×36, quando é justamente por essa escala que o sindicato vem lutando há muito tempo. “Desde que assumimos, temos lutado nas negociações coletivas pela manutenção da 12×36, que já teria caído há muito tempo se não fizéssemos esse enfrentamento com as empresas”, diz Marlon. Segundo ele, é vergonhoso que elementos da oposição banquem os defensores das empresas divulgando mentiras contra o sindicato.

“Inclusive, conquistamos na Justiça liminares impedindo que a Seltec substituísse a 12×36 no monitoramento da Caixa Econômica Federal, Lojas Claro e secretaria da Saúde de Porto Alegre”. Com relação ao Trensurb já existe ação judicial, com pedido de liminar, para derrubar a mudança de escala. “Acreditamos que nos próximos dias essa escala (4×1) vai cair no Trensurb, assim como já caiu em outros postos”, conclui Marlon.