Votação do PL Vigilante 24 horas na capital deve ser amanhã (5ª feira)

É grande a possibilidade de que a votação do projeto de lei que determina a vigilância armada 24 horas nas agências bancárias de Porto Alegre aconteça nesta 5ª feira, dia 22, na sessão plenária que começa às 14 horas, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A confirmação deve acontecer na reunião de líderes das 12 bancadas de partidos com representação na casa, marcada para as 11 horas.

dscn4407
Direção do sindicato, o vereador Comasseto, autor do projeto,
ao centro, e o deputado Villaverde, nesta tarde na Câmara

De qualquer maneira, o Sindivigilantes do Sul convoca todos os/as vigilantes que tenham tempo disponível a comparecer na sessão para pressionar pela aprovação e conferir o voto de cada vereador e vereadora. Nesta quarta-feira, o presidente do sindicato, Loreni Dias, ocupou a tribuna da Câmara, no espaço da tribuna popular, para defender o projeto e pedir o voto de todos os parlamentares.

Ele recordou que o projeto já recebeu aprovação em mais de 40 municípios do Rio Grande do Sul e enfatizou que os vereadores também são responsáveis pela segurança da cidade. Dias ressaltou que a qualquer momento pode, inclusive, acontecer uma tragédia der grandes proporções, causada pelas explosões que acontecem quase todos os dias nas agências bancárias da capital e interior.

dscn4364
Projeto já recebeu aprovação em mais de 40 cidades, destacou Dias

Depois, ressaltou também que o projeto proporciona a geração de vagas, num momento de grande desemprego na categoria e entre os trabalhadores em geral. “Somos todos responsáveis pela segurança, não vamos esperar que uma tragédia maior aconteça. Por isso, pedimos a colaboração de todos os vereadores e vereadoras para que analisem com carinho esse projeto e votem favoravelmente, o quanto antes”, pedi Dias.

Vereadores apoiam

Em seguida, discursaram a favor da proposta os vereadores Tarcíso Flecha Negra (PSD), João Ezequiel, como suplente da vereadora Fernanda Melchiona (PSOL), o autor do projeto, Engenheiro Comasseto (PT), Sofia Cavedon (PT), Cláudio Janta (Solidariedade) e Jussara Cony (PC do B).

dscn4368
Vereador Tarciso Flecha Negra

Comasseto revelou uma pesquisa que aponta Porto Alegre como a nova cidade mais violenta do mundo. “Este projeto significa uma contribuição efetiva do Sindicato dos Vigilantes, da Câmara de Vereadores e as estruturas dos bancos à segurança pública, neste momento em que a sociedade clama por mais segurança”, disse o vereador.

dscn4383
Vereador Comasseto

dscn4391
Vereadora Sofia Cavedon

“Parabéns (ao sindicato), estarei aqui, nesse dia da votação, dando todo o apoio possível”, discursou Tarciso Flecha Negra. “Somos totalmente favoráveis a esse projeto e contem com a nossa bancada para que esse projeto seja aprovado”, disse Ezequiel. “Nossa bancada está empenhada no apoio a esse projeto de lei, assim como no apoio aos bancários, que estão em greve há 17 dias, porque os bancos não querem pagar nem sequer a recuperação da inflação nos salários”, afirmou Sofia Cavedon.

dscn4385
Vereador Cláudio Janta

“É um projeto que faz justiça com os vigilantes e com a população de Porto Alegre, já que os bancos anunciam crescimento e ganhos a cada ano mais mirabolantes”, afirmou Janta. “A bancada do PC do B está absolutamente favorável ao projeto, ao estarem aqui vocês (vigilantes) não estão pensando só na categoria, na segurança de vocês, mas também no povo de Porto Alegre, parabéns e obrigado por estarem aqui”, disse Jussara Cony.
dscn4397
Vereadora Jussara Cony