Escola ABC forma primeiro vigilante com deficiência, sexta-feira (29)

Elio ABCsite
Elio recebeu aprovação plena, em todos os quesitos

A formatura de mais uma turma na Escola ABC de Vigilantes que ocorre sexta-feira (29), em Gravataí, às 18 horas, terá uma novidade especial: a diplomação do primeiro vigilante com deficiência da escola e, talvez, do Rio Grande do Sul e do país. Elio Fraga dos Santos, 44 anos, cumpriu todas as etapas necessárias à sua qualificação e está cem por cento apto a exercer a profissão, garantiu o diretor de ensino da instituição, Mário Vieira, na tarde desta quarta-feira, logo após o aluno cumprir suas últimas provas.

Vieira diz que realizou uma ampla pesquisa e não encontrou nenhum outro caso de vigilante com deficiência no Estado e no Brasil. Com a Polícia Federal (PF) também está tudo certo, acrescentou, e Elio, que é casado, pai de duas filhas e mora em Santo Antônio da Patrulha, poderá receber seu certificado sem problemas. Num acidente de trabalho, ele sofreu amputação quase total dos dedos da mão direita, mas aprendeu a manejar o revólver com a mão esquerda, perfeitamente.

Agora, poderá inclusive se candidatar a emprego pleiteando uma vaga das cotas para pessoas com deficiência, mas seu desempenho é tão bom, em todos os quesitos, que pode concorrer com qualquer outro profissional, acrescentou o diretor. Segundo ele, o Ministério do Trabalho vem pressionando as empresas a contratarem vigilantes com deficiência física, mas elas alegam que as escolas de vigilância é que não estavam preparadas para formar trabalhadores nessa condição.

Neste sentido, o diretor da ABC disse que a escola desenvolveu uma metodologia voltada para essas pessoas, tendo em vista que elas também merecem respeito e têm, de acordo com a característica própria de cada uma, o direito de buscar colocação neste mercado de trabalho. O presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, saudou a novidade, dizendo que já era tempo das empresas começarem a cumprir sua obrigação legal de destinar vagas ao contingente de pessoas com deficiência.

– Notícia atualizada às 16:58 de 28/07/2016.