Mais duas cidades, Nova Prata e Camaquã, aprovam projeto do Vigilante 24 horas

Todos os vereadores presentes à sessão desta segunda-feira à noite (20) na Câmara Municipal de Nova Prata foram favoráveis ao projeto que implanta a vigilância 24 horas nas agências bancárias e cooperativas de crédito da cidade. A discussão e votação da proposta, assinada pelos vereadores Luciano Toscan (PTB) e Altir José Ferro (PMDB) foi acompanhada por diretores e apoios do Sindivigilantes do Sul e vigilantes do município. O projeto vai agora à sanção do prefeito, Volnei Minozzo (PSB), entrando em vigor no prazo de 120 dias a partir da aprovação.

Nova Prata
Diretores e apoios do sindicato, na foto com os
vereadores, acompanharam a sessão

O texto aprovado diz que “Ficam as agências bancárias públicas e privadas e as cooperativas de crédito do Município de Nova Prata (RS), RS, obrigadas a contratar vigilância armada, diuturnamente, perfazendo as 24 horas do dia, inclusive nos finais de semanas e feriados”. O artigo terceiro justifica que “A medida tem por objetivo conter onda de explosões e roubo a caixas eletrônicas, bem como salvaguardar a vida de usuários destes estabelecimentos, além dos munícipes que correm risco elevado… no momento de tais ocorrências”.

Votação em Camaquã
Vereadores e vigilantes de Camaquã, após votação

Também em Camaquã o projeto, de autoria do vereador Marco Longaray (PT) teve aprovação unânime, na noite de ontem. “Faz-se necessário a presente Legislação, como forma de prevenção. A fragilidade do sistema de segurança bancária, especialmente no que diz respeito à preservação da vida e da saúde, expõe os bancários, seus familiares, clientes e transeuntes das proximidades ao risco de morte, traumas, marcas e sequelas, que poderão refletir futuramente sobre a saúde física e mental de quem se torna vítima da violência”, diz o vereador na sua justificativa à proposta.

O prefeito, João Carlos Fagundes Machado (PP), prometeu que até dia 20, no máximo, vai sancionar a lei, que tem 90 dias a partir da sua aprovação para entrar em vigor. Os vigilantes da região acompanharam de perto a discussão e votação e comemoraram muito essa vitória. “Durante quatro semanas fomos à Câmara, nas segundas-feiras, esperando a votação, fizemos uma verdadeira romaria, até mesmo no feriado”, conta o apoio do sindicato na cidade, Fabiano Mendes. “Agora estão todos empolgados e só esperando a lei ser sancionada pelo prefeito”, completa.

Cidades onde o projeto já foi aprovado: Alvorada, Amaral Ferrador, Arroio Grande, Bagé, Camaquã, Candiota, Cangussu, Cerrito, Cruz Alta, Jaguarão, Morro Redondo, Mostardas, Nova Prata, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, São Leopoldo.