Abertas inscrições do curso sobre estresse e transtornos psiquiátricos para vigilantes

Estão abertas a toda a categoria as inscrições, gratuitas, para o curso de “Ritmos Biológicos e Estresse pós-Traumático” que o sindicato e Hospital de Clínicas realizam pela segunda vez, no próximo dia 11 de junho, sábado, a partir das 9 horas. Basta ligar para o sindicato e pedir para fazer a inscrição, pelos telefones (51) 3224-4545 ou (51) 3225-5070, pelo email sindivigdosul@terra.com.br, informando assunto, nome, telefone e RG, ou diretamente na sede e subsedes do sindicato.

DSCN3543
O primeiro aconteceu em maio, para diretores, apoios e funcionários do sindicato

Serão três palestras ao todo, onde serão tratados temas como os ritmos biológicos do corpo humano e o trabalho em turnos variados, distúrbios de sono e transtornos psiquiátricos que podem acometer uma categoria como a dos vigilantes, que têm jornadas de trabalho diferenciadas da maioria das pessoas, além passar por muitas situações de tensão e violência.

As palestras serão de especialistas nessa área, que fazem atendimentos, coordenam trabalhos e realizam pesquisas científicas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. As médicas Maria Paz Loayza Hidalgo e Lúcia Helena Freitas Ceitlin são também professoras na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do sul (Ufrgs). Com certa frequência, apresentam seus estudos em congressos no Brasil e no exterior.

O diretor Marlon Costa, secretário de Políticas Púbicas e Sociais do Sindivigilantes do Sul, participou do primeiro curso, para diretores e apoios do sindicato, em maio, e pretende participar deste também: “Foi muito proveitoso porque abriu para nós uma visão que não tínhamos dos problemas do sono e das questões psiquiátricas que dizem respeito diretamente à nossa categoria”, afirmou.

Elisa Melo de Araújo, apoio do sindicato, também participou e recomenda que todos (as) se inscrevam para o próximo, que é aberto a toda categoria. “Hoje, depois do curso, eu tenho outra visão a respeito disso, dos transtornos psiquiátricos, porque antes via isso até como ‘frescura’ e hoje a gente vê que é outra coisa, que tem muita gente depressiva, com problemas emocionais”, disse a vigilante.

Curso de Ritmos biológicos e Estresse Pós-traumático para Vigilantes

Local: Auditório do Sindicato dos Ferroviários, R. Voluntários da Pátria, 595, 5º andar, Centro, Porto Alegre. (A confirmar)
Data: 11 de junho/sábado
Início: 9 horas
Duração: Período da manhã
Realização: Sindivigilantes do Sul e Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Programa

• Palestra: “Ritmos biológicos do ser humano, estresse e o trabalho de turno”

Introdução a conhecimentos básicos sobre o funcionamento dos ritmos biológicos no ser humano, a influência da luz artificial, do estresse e do trabalho de turno na saúde mental.
Palestrantes: Professora Dra. Maria Paz Loayza Hidalgo e André Comiran Tonon

• Palestra: “Higiene do Sono e Prevenção de Distúrbios do Sono”

Introdução a conhecimentos básicos sobre como ter um sono mais saudável e quais são os distúrbios do sono mais comumente encontrados na população em geral e em populações vulneráveis.
Palestrante: Dra. Karina Sandini de Souza

• Palestra: “Estresse e Violência Urbana: Como Enfrentá-los”

Introdução a conhecimentos básicos sobre transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de estresse agudo, estratégias de tratamento e apresentação da rede assistencial no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Palestrante (s): Professora Dra Lúcia Helena Freitas Ceitlin