Sindicato faz campanha em todo o Estado pelo Projeto Vigilante 24 horas

Comassetosite
O presidente Dias, ao centro, diretor Farias, à esquerda, e o vereador Comasseto

Na última quarta-feira (20), o presidente e o diretor jurídico do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias e Gérson Farias, entregaram ao vereador Engenheiro Comasseto (PT), na Câmara Municipal de Porto Alegre, uma proposta de projeto de lei que determina a obrigatoriedade do “Vigilante 24 horas” nas agências bancárias e nas cooperativas de crédito da capital. “Estamos fazendo uma campanha em todo o Estado por esse projeto e já temos vereadores interessados em nos apoiar em mais de 90 municípios, porque ele é importante para gerar empregos e para dar mais segurança às pessoas, aos clientes e aos funcionários das agências, que estão sendo explodidas todos os dias por assaltantes, na capital e nas cidades do interior”, disse o presidente.

O texto sugerido aos vereadores, e que vem sendo adotado na sua íntegra ou quase, diz que as agências bancárias públicas e privadas e as cooperativas de crédito ficam obrigadas “a contratar vigilância armada, diuturnamente, perfazendo as 24 horas do dia, inclusive aos finais de semana”. Também está sendo proposta, no mesmo projeto, a instalação obrigatória de dispositivos adicionais de segurança, como porta eletrônica, escudo de proteção ou cabine para os vigilantes, câmeras de controle e guarda-volumes.

Segundo Dias, o sindicato espera o apoio também dos deputados estaduais e federais, nas suas bases políticas pelo Estado, e da comunidade em geral, levando em conta o momento de grande insegurança que todos estão vivendo. “Todos os vereadores que se interessarem em nos apoiar, seja qual for o partido, podem nos procurar no sindicato para repassarmos o texto e todos os esclarecimentos sobre o projeto”, acrescentou.

Votação em junho

Na audiência na com os dirigentes do Sindivigilantes do Sul, Comasseto assumiu o compromisso de fazer os ajustes necessários e protocolar o projeto em seguida, para que seja encaminhado logo à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e demais comissões da casa. Ele acredita que até junho, quando se comemora o Dia do Vigilante (dia 19), o texto poderá ser votado pelos vereadores de Porto Alegre. “O sindicato dos Vigilantes nos traz um projeto que nós acolhemos porque vai ao encontro do que a sociedade busca, mais segurança, num momento muito crítico para a segurança pública do nosso Estado”, afirmou o vereador.

Projeto semelhante já foi aprovado e sancionado pelo prefeito – virou lei – em Pelotas, Canguçu, Arroio Grande e Pedro Osório. Também Piratini e Jaguarão tiveram o projeto aprovado por seus vereadores, esta semana, faltando agora a sanção do prefeito para que se torne lei. Os diretores Marlon Costa, Delmar Filho e o apoio Fabiano Sanhudo viajaram a Piratini, nesta terça-feira, para apoiar a votação e a mobilização dos vigilantes da região, ligados ao sindicato de Pelotas.