Sindicato convoca assembleia geral para dia 17 (4ª feira)

Na tarde de ontem, quarta-feira (03), foi realizada a primeira reunião de negociação da campanha salarial de 2016 com os patrões (foto). O sindicato patronal (Sindesp) ofereceu 11% de reajuste salarial, sem aumento real, e R$ 17,40 de vale refeição, sem avanços em outras cláusulas que poderiam representar ganhos financeiros para os vigilantes. Diante disso, o sindicato convoca a toda a categoria para a assembleia geral dia 17 de fevereiro, para discussão e deliberação sobre a proposta patronal.

Participaram da reunião, na sede do Sindesp, os presidentes e diretores do Sindivigilantes do Sul e dos sindicatos dos vigilantes de Pelotas, Uruguaiana, São Leopoldo, Novo Hamburgo, e Lajeado. O índice oferecido, provavelmente, ficará abaixo da inflação dos últimos 12 meses, que será conhecida dia 10 de fevereiro,mas deve ficar acima dos 11% oferecidos.

O Sindivigilantes do Sul já havia alertado que outros sindicatos ligados à Federação (Fepsp-RS) já tinham assinado o acordo com o sindicato patronal, antes da data base e sem sequer conhecer o índice da inflação, que só será divulgado dia 10 de fevereiro. Isso foi confirmado pelos patrões na reunião: “Vários sindicatos já fecharam conosco”, afirmou um deles, citando como exemplos Santa Maria, Passo Fundo, Santa Cruz, Ijuí e Livramento.

A atitude desses sindicatos e da Federação prejudica a negociação do dissídio e divide a categoria no Rio Grande do Sul no seu momento mais importante do ano, quando todos lutam para recuperar as perdas salariais e obter avanços em seus direitos. O Sindivigilantes do Sul pede a atenção da categoria para quem promove a divisão num momento que deveria ser de união e de mobilização por nossos direitos. Também pede o comparecimento de todos na Assembleia Geral do dia 17, para debater a proposta patronal e tomar uma decisão que seja a mais satisfatória possível para os trabalhadores e trabalhadoras da segurança privada.

Ela será realizada no auditório do Sindipolo, à Av. Júlio de Castilhos, 596, 8º andar – Centro, Porto Alegre. 1ª sessão: 8h primeira chamada, 8h30 segunda chamada (com qualquer quórum). 2ª sessão: 19h primeira chamada, 19h30 segunda chamada (com qualquer quórum). Esperamos você. Compareça!