CNTV REALIZA O 11º CONGRESSO NACIONAL DOS VIGILANTES EM SALVADOR

Presidente Dias falando nos debates da manhã de abertura

Começou nesta quinta-feira (24) em Salvador, na Bahia, o 11º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Vigilantes, coordenado pelo presidente da CNTV, José Boaventura, e com as presenças de dirigentes da categoria de todo o país.

Entre eles, o presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, e a diretora Elisa Araújo, que representam os vigilantes do Rio Grande do Sul no evento, que tem na sua pauta os seguintes temas, entre outros:

– Estatuto da Segurança Privada;
– Piso Nacional;
–  Balanço das negociações coletivas 2022 e plano de lutas e negociações 2023;
– Desafios e tarefas dos vigilantes no governo Lula (presidente eleito): organização sindical, reforma trabalhista, Aposentadoria Especial, etc.
– Tecnologia x Emprego
– Eleição da direção nacional e conselho fiscal.

Dias e Elisa - Congresso - Salvador - site
 Presidente Dias e diretora Elisa no evento, que termina amanhã (25)

Projetos para os vigilantes do país

Dias e Elisa levaram para o congresso a proposta de discussão dos projetos pelos quais o sindicato tem lutado: o projeto anticalote, que cria um fundo para garantir os direitos dos vigilantes quando fecham empresas contratadas pelo poder público; cotas nos contratos de 20% das vagas para as mulheres vigilantes; vigilante 24 horas nas agências bancárias a nível nacional.

Outra proposta é que seja obrigatório nas cooperativas de crédito, como o Sicredi, o trabalho de equipes completas de vigilância, assim como nas agências bancárias.

Hoje as agências dessas cooperativas funcionam com apenas um vigilante, embora tenham as mesmas operações (conta corrente, poupança, crédito, etc) e os riscos de segurança de qualquer banco, com lucros semelhantes, inclusive.

Segundo Dias, estas propostas podem ser encaminhadas como projetos (PLs) no Congresso Nacional para serem aprovados e virarem leis, com o apoio do novo governo, passando a valer em todo o país.

O encerramento do congresso será amanhã, sexta-feira (25), no final da tarde, com a eleição da nova direção da Confederação.

Congresso - Salvador - CNTV - site
 Participam dirigentes de sindicatos de todo o país